- Uniaxial – Permite apenas um eixo de rotação. Exemplo: Articulação encontrada entre o úmero e a ulna. - Biaxial – Permite dois eixos de rotação. Exemplo: Articulação do punho.
Em sua estrutura, a coluna vertebral apresenta curvaturas consideradas fisiológicas, a saber: Lordose/cervical (convexa ventralmente); Cifose/torácica (côncava ventralmente); Lordose/lombar (convexa ventralmente); Cifose/pélvica (côncava ventralmente).
As articulações podem ser definidas como o local de união entre dois ou mais ossos e podem ser classificadas em fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. O sistema articular é formado pelas articulações, que podem ser definidas como a região de união entre dois ou mais ossos.
A articulação é a zona do esqueleto que permite o movimento das peças ósseas entre si, que se mantêm ligadas por intermédio da cápsula articular.
Anfiartrose: São articulações semi-móveis, flexíveis e cartilaginosas. Elas possuem cartilagens entre os ossos e permitem movimentos que evitam o desgaste excessivo dos ossos, auxiliando, dessa maneira, no deslizamento de uns sobre os outros a partir dos diferentes movimentos do corpo.
Anfiartrose é um tipo de articulação que permite pouco movimento, formada por tecido cartilaginoso. Quando as articulações do tipo anfiartrose são formados por cartilagem hialina, se chama sincondrose.
A articulação do cotovelo é uma articulação sinovial encontrada no membro superior entre o braço e o antebraço. É o ponto de articulação de três ossos: o úmero do braço e o rádio e a ulna do antebraço.
A mão compreende inúmeras articulações, a carpometacárpica, metacarpofalangeana e interfalangeana. Todas são articulações sinoviais, sendo que a estruturalmente, as articulações metacarpofalangeana são condilóideas, as articulações interfalangeana são do tipo dobradiça (gínglimos).
A dor na mão pode acontecer devido a doenças auto-imunes, como artrite reumatoide e lúpus, ou devido a movimentos repetitivos, como no caso da tendinite e da tenossinovite.
1. Pancadas. Este é a principal causa de dor nas juntas dos dedos em pessoas jovens e pode ser facilmente identificada, já que surge após acidentes em esportes ou de trânsito. Por exemplo, no futebol é muito comum surgirem lesões no pé que causam dor ao movimentar os dedos.
Os ossos da mão, juntamente com os músculos e articulações, permitem o manuseio de objetos. A característica principal dos movimentos das mãos é a ação de pinça, graças ao polegar opositor....Carpo
Ossos do tarso Ela é constituída por 7 ossos tarsais, que são dispostos em dois grupos: tarso proximal e tarso distal.
Os ossos metacarpais são formados por base (mais proximal, que se articula com os ossos carpais), corpo e cabeça (mais distal, que se articula com as falanges). Os ossos metacarpais são 5, sendo o metacarpal I – o do polegar – o mais curto e mais largo de todos.
As artérias radial e ulnar emitem os seguintes ramos específicos na mão:
O metacarpo é formado por cinco ossos iguais, de forma alongada, que se articulam de um lado com os ossos do carpo e do outro com as falanges.
MUSCULATURA EXTRÍNSECA DA MÃOMúsculos extrínsecos da mão são aqueles que se originam no antebraço e inserem-se dentroda mão, são responsáveis pela extensão e flexão dos dedos, são eles: M. flexor superficial dodedo, M. flexor profundo do dedo, M. extensor dos dedos, M.
[Figurado] Parte superior, geralmente plana ou convexa, de uma parte do corpo (ex.: dorso da língua, dorso da mão). ... Parte ou lado posterior (ex.: dorso da página).
Significado de Dorso substantivo masculino Costas; região que se localiza na parte posterior do tronco.
Dorso: Corte oposto ao do peito, geralmente com pouco carne. É bem utilizada em sopas, caldos, molhos, para se extrair o sabor e o aroma da carne, que acompanharam outras receitas.
A parte dorsal da língua pode ser dividida em duas partes: uma porção oral, que se encontra dentro da cavidade bucal, e uma porção faríngea (terço posterior da língua) fazendo face à parte de trás da orofaringe. As duas partes são separadas por um sulco em forma de V (sulco terminal).
São eles: longitudinal superior, longitudinal inferior, transverso e vertical. A língua se divide em uma porção oral (dentro da cavidade bucal) e outra faríngea. O sulco terminal da língua, região que lembra um V localizada na parte de trás do órgão, divide as duas porções.
As bolinhas na língua normalmente surgem devido ao consumo de alimentos muito quentes ou ácidos, irritando as papilas gustativas, ou até mesmo devido à mordida na língua, podendo causar dor e desconforto para falar e mastigar, por exemplo. Essas bolinhas normalmente desaparecem espontaneamente depois de um tempo.
A base de língua corresponde à sua parte inferior, próximo à orofaringe. A terminologia CEC de cabeça e pescoço engloba um conjunto de tumores identificados na cavidade oral, faringe, fossa nasal, seios paranasais e laringe.
Quais são os sintomas do câncer de língua?
A dor na língua, conhecida cientificamente como glossalgia, geralmente é provocada por alterações visíveis como feridas ou infecções. No entanto, a dor também pode surgir devido a problemas mais difíceis de identificar e que necessitam de tratamento.
A língua é fixada pelos músculos no osso hioide, na mandíbula, nos processos estiloides, no palato mole e na parede da faringe. Com um formato de cone, tem uma raiz, ápice (a ponta toca os dentes incisivos), dorso curvo (recoberto pelas papilas gustativas) e uma face inferior.