Exemplos: “O êxito de um personagem televisivo desta classe é um indicador da decadência cultural do país”, “O governo está satisfeito com o indicador económico que acaba de divulgar o Fundo Monetário Internacional”, “A chegada de milhares de turistas à cidade durante o último fim-de-semana é um indicador que antecipa uma grande temporada de Verão”.
Assim, enquanto reflexo do cenário social e econômico de uma nação, o IDH é um indicador de grande valor para os governos, uma vez que delimita quais as áreas que merecem mais atenção por parte da administração pública.
Essas decisões devem ser reforçadas, ainda, por indicadores econômicos externos, que oferecem uma visão macro do mercado financeiro como, por exemplo, o Índice Geral de Preços (IGP) e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), entre outros.
Utilizados pelo governo, empresários e investidores, os indicadores funcionam como parâmetro para entender o mercado e suas movimentações, além de servirem de ponto de partida para projeções.
Enquanto o IPCA levanta dados relativos a famílias com rendimentos entre 1 e 40 salários mínimos, o INPC tem por meta mensurar e administrar a inflação que atinge famílias de baixa renda (com rendimentos de até 5 salários mínimos).
Na macroeconomia, é possível compreender o acompanhamento dessas informações enquanto diagnóstico de políticas sociais e econômicas, capaz de apresentar os acertos do Governo, bem como as áreas que precisam ser atendidas com prioridade.
Indicador econômico de grande relevância, a balança comercial representa a diferença entre as exportações e importações realizadas por um país, durante o período de tempo analisado. Esse resultado é sempre apresentado em dólares americanos.
Nas empresas, existem os chamados indicadores de desempenho ou indicadores de desempenho organizacional. Esses são importantíssimos para avaliar o crescimento de um negócio. Por meio deles o empreendedor ou empresário sabe se está alcançando as metas definidas.
Dado que o aumento do preço de produtos como gás de cozinha, feijão ou azeite não é sentido da mesma forma por quem ganha um salário mínimo e quem ganha 40 salários, se deu a necessidade de criar o INPC, um índice capaz de estipular o impacto real da inflação sobre famílias mais pobres — as quais comprometem a maior parte de seus rendimentos com itens básicos e são mais suscetíveis, portanto, as variações de preços.
A depender do que se pretende analisar, os indicadores podem servir a diferentes fins. Indicadores físicos, por exemplo, são utilizados estritamente para transmitir alguma informação por meio de um sinal de fácil compreensão. Além das placas de trânsito, é possível pensar, ainda, nos ponteiros de um relógio que indicam as horas, ou na agulha de uma bússola que aponta o norte.
E esses indicadores podem ser usados em diferentes áreas e situações, tais como: Recursos Humanos (RH), indicadores para indústrias (mostrando quanto tempo uma máquina ficou parada), indicadores como o market share para empresas que atuam com bens de consumo, indicadores de valor, de eficácia (que mensura a satisfação do cliente com a empresa e seus produtos ou serviços), de produtividade da equipe ou setores, indicadores estratégicos (onde cada empresa define os seus), entre outros.
Semelhante ao IPCA, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) também serve para indicar a variação do preço de produtos e serviços básicos de consumo, como alimentos, remédios, produtos de higiene, transporte, entre outros. A diferença, contudo, é que este indicador é segmentado.
Os indicadores, de maneira mais abstrata, também são utilizados nos campos da economia e da sociologia como uma forma de representar quantitativa ou qualitativamente uma determinada situação.
No Brasil, indicador é também um termo usado para descrever o segundo dedo de cada mão, o qual fica próximo do dedo polegar. Por exemplo: “toque as cordas do violão usando os dedos polegar, indicador, médio e o anular, num movimento de 1,2, 3 e 4”.
Os índices de desempenho, contudo, são tão ou ainda mais importantes para gestores e investidores, sendo verdadeiros direcionadores do mercado financeiro. Por meio desses dados, é possível ter uma melhor ideia da saúde financeira de uma companhia e de quão rentável um negócio pode chegar a ser.
Esse indicador serve, portanto, para demonstrar qual o poder de compra da população de baixa renda. Com base nele, o Governo, então, estipula políticas financeiras importantes como o reajuste do salário mínimo e a correção do valor da aposentadoria.
De acordo com essas informações, o IBGE pode calcular qual o percentual do rendimento familiar é destinado para o consumo desses itens, além de apontar as variações de preço entre um mês e outro.
Os indicadores de lucratividade são um dos mais usados nas empresas. Com ele o empresário deixa de apenas saber que está tendo lucros mês a mês, mas ele também calcula os lucros, podendo saber se o negócio está tendo os resultados desejados.
Indicadores: Consistem em métricas que proporcionam a geração de informações e permitem a avaliação do desempenho em relação aos objetivos definidos. ... Meta: Cada objetivo deve ser acompanhado de uma meta. A meta é uma expressão numérica que representa o estado futuro de desempenho desejado, em determinado período.
Definindo metas da maneira correta Se sua empresa está utilizando o Balanced Scorecard, você deve separar suas metas em 4 componentes: Objetivo (O que você quer atingir). Medida (Como você vai medir seu objetivo). Target (Valor alvo da medida, qual meta deve ser atingida).
Os indicadores devem ser mensuráveis e claros, a fim de auxiliar seu time a entendê-los.", explica Guilherme Barbassa, diretor da Stratec, empresa especialista em softwares de Gestão. As metas são estabelecidas sobre os indicadores, definindo um valor a ser alcançado e um prazo para alcançá-lo.
Seja o mais transparente possível. Mostre como o trabalho de cada um é importante para os resultados da empresa. Dê feedbacks e esteja aberto para ouvir o que os colaboradores têm a dizer. Assim, promove-se o engajamento das equipes e as metas são alcançadas com mais facilidade.
1- Retire a frieza dos números Indicadores de desempenho são números, estatísticas, dados áridos. Por isso, sua apresentação deve ter um cuidado com o visual. Use cores suaves, tipologias atraentes, fáceis de ler, e ilustre com imagens, mas sem que elas chamem mais atenção do público do que os KPIs.
Confira os 7 passos necessários.
Como falar em uma reunião de trabalho
Veja 10 dicas para fazer uma apresentação de sucesso em uma reunião