O que medula ssea e para que serve? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O que é medula óssea? É um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por 'tutano'. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas.
O que é medula óssea e onde se localiza?
A medula óssea, encontrada no interior dos ossos, contém as células-tronco hematopoéticas que produzem os componentes do sangue, incluindo as hemácias ou glóbulos vermelhos, os leucócitos ou glóbulos brancos que são parte do sistema de defesa do nosso organismo, e as plaquetas, responsáveis pela coagulação.
Para que serve e qual a importância da doação de medula óssea?
O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento proposto para curar essas doenças que afetam as células do sangue. Consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais da medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável.
Quantas medulas tem o ser humano?
A medula óssea pode ser classificada em dois tipos: medula óssea vermelha e medula óssea amarela. A medula óssea vermelha é formada basicamente pelas células sanguíneas e suas precursoras.
Qual o tipo de medula óssea utilizada nos transplantes?
De acordo com o INCA, o transplante pode ser feito usando-se a medula do próprio paciente ou de um doador ou com base em células precursoras de medula óssea, as quais são obtidas do sangue circulante de um doador ou do sangue de cordão umbilical.