O alimento seguro (um prato de comida, um sanduíche, uma fruta, etc.) é aquele que, além de fornecer nutrientes importantes ao organismo, garante que esse esteja livre de micro-organismos que possam causar doenças e trazer prejuízos à saúde.
Para garantir um alimento seguro, são exigidas as boas práticas de fabricação e manipulação, cadastro e certificação de fornecedores, recebimento auditado de matérias primas.
Os alimentos saudáveis in natura ou minimamente processados, predominantemente de origem vegetal, devem ser a base para uma alimentação nutricionalmente balanceada. Eles incluem muitas variedades de grãos, tubérculos e raízes, legumes e verduras, frutas, leite, ovos, peixes, carnes e, também, água.
O alimento mais completo que existe na natureza é uma obra prima de Deus. O leite é o único que dispõe de todos os elementos nutricionais balanceados para manter uma vida, tendo em perfeito equilíbrio: proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais. Todos os aminoácidos essenciais estão presentes no leite.
É assim e pronto. Começando de novo, o ovo é considerado o segundo alimento mais completo do mundo. Tudo que é necessário para que haja uma vida, está contido no ovo. Para que você saiba, o primeiro é o leite materno, terceiro o côco, quarto a quinoa real.