EQST

O Que Um Ativo Biolgico?

O que é um ativo biológico?

De acordo com o CPC 29, os ativos biológicos são seres vivos (plantas e animais), que, após o processo de colheita, tornam-se produtos agrícolas, devendo ser aplicada sobre eles uma avaliação de valor justo.

Qual a diferença entre Ativo Biológico e Produto Agrícola?

Os mesmos são considerados ativos biológicos. Produção agrícola é o produto colhido de ativo biológico da entidade. Ativo biológico consumível é um animal e/ou uma planta ainda vivo.

O que são ativos biológicos consumíveis?

Exemplos de ativos biológicos consumíveis são os animais e plantas destinados a utilização em uma única vez, tais como rebanhos de animais mantidos para a produção de carne, rebanhos mantidos para a venda, produção de peixe, plantações de milho e trigo, e árvores para produção de madeira serrada.

E a extração do produto de ativo biológico ou a cessação da vida desse ativo biológico?

Colheita é a extração do produto de ativo biológico ou a cessação da vida desse ativo biológico. Grupo de ativos biológicos é um conjunto de animais ou plantas vivos semelhantes. Colheita é a extração do produto de ativo biológico ou a cessação da vida desse ativo biológico.

O que o CPC 29 trouxe de novo para as normas contábeis de ativos biológicos?

O CPC 29 (2009) estabelece procedimentos de regulamentação, mensuração e evidenciação dos ativos biológicos e produtos agrícolas, o qual tem como principal mudança a alteração do método de mensuração para o valor justo.

Porque uma empresa precisa de avaliação dos ativos biológicos?

Uma empresa deve reconhecer seu ativo como sendo uma ativo biológico quando a organização controla o ativo como resultado de eventos passados ou for provável que os benefícios gerados por esses ativos serão da própria empresa, ou quando o valor justo ou o custo do ativo puder ser mensurado confiavelmente.

Quais os métodos usados para a avaliação dos ativos biológicos?

O objetivo geral deste trabalho é apresentar as peculiaridades da aplicação destes dois métodos de mensuração: custo histórico e valor justo dos ativos biológicos. ... O estudo foi realizado com levantamento bibliográfico e documental, apresentando os dois métodos de mensuração: custo histórico e valor justo.

São considerados ativos biológicos?

Ativo biológico é todo ser vivo (plantas e animais) que, depois do processo de colheita ou de produção, tornam-se produtos agrícolas, devendo ser aplicada sobre eles uma avaliação de valor justo. Essa transformação em ativo acontece quando a vida do ser vivo passa por um processo de degeneração, até chegar ao fim.

E o produto colhido de ativo biológico da entidade?

Produção agrícola é o produto colhido de ativo biológico da entidade. Ativo biológico é um animal e/ou uma planta, vivos. Transformação biológica compreende o processo de crescimento, degeneração, produção e procriação que causam mudanças qualitativa e quantitativa no ativo biológico.

Qual o propósito da apresentação dos ativos biológicos a valor justo no balanço patrimonial?

Há uma premissa de que o valor justo dos ativos biológicos pode ser mensurado de forma confiável. ... Em tais situações, o ativo biológico deve ser mensurado ao custo, menos qualquer depreciação e perda por irrecuperabilidade acumuladas.

O que é um ativo hospedeiro?

O animal (vaca) que dá origem ao leite (produto este que será vendido ou transformado) é considerado um tipo especial de ativo, denominado ativo hospedeiro, e que traz benefícios econômicos para a empresa da mesma maneira que um edifício ou uma máquina da propriedade trariam.

Como devem ser avaliados os ativos biológicos e os produtos agrícolas no reconhecimento e nos momentos posteriores?

O ativo biológico deve ser mensurado ao valor justo menos a despesa de venda no momento do reconhecimento inicial e no final de cada período de competência, exceto para os casos descritos no item 30, em que o valor justo não pode ser mensurado de forma confiável.

São consideradas como plantas portadoras?

A planta portadora é definida como “uma planta viva que: (a) é utilizada na produção ou no fornecimento de produtos agrícolas; (b) é cultivada para produzir frutos por mais de um período; e (c) tem uma probabilidade remota de ser vendida como produto agrícola, exceto para eventual venda como sucata” (CPC 29, p.