DESCRIÇÃO DA TUBERCULOSE CUTÂNEA Doença infecciosa causada por bacilo álcool ácido resistente cuja principal forma clínica é a pulmonar mas que pode se manifestar também com lesões cutâneas.
O eritema multiforme é um distúrbio cutâneo inflamatório caracterizado pela presença de placas avermelhadas e salientes na pele que muitas vezes têm aspecto de alvos e, geralmente, se encontram distribuídas simetricamente por todo o corpo.
O eritema multiforme é um sinal de reação do sistema imunológico e pode ocorrer devido à alergia a medicamentos ou alimentos, infecções bacterianas ou virais, sendo o vírus do Herpes o vírus mais comumente associado a essa inflamação e levando ao aparecimento de feridas na boca.
Nas não imunológicas, que incluem a urticária aguda alérgica e a urticária crônica induzida, a erupção cutânea é consequência de uma reação alérgica aguda a agentes físicos, tais como: certos medicamentos (AAS, diclofenaco, penicilina, anti-hipertensivos etc.), alguns alimentos (frutos do mar, ovos, nozes, leite, ...
Uso de medicamentos: os anti-histamínicos (antialérgicos) são a primeira escolha no tratamento da urticária, para alívio dos sintomas (coceira e empolação).
Geralmente, o tratamento é feito com anti-histamínicos como desloratadina ou ebastina, por exemplo, ou com corticoides como a hidrocortisona ou mometasona, na forma de cremes, pomadas, xaropes ou comprimidos, que servem para aliviar e tratar os sintomas da alergia.
Dermatite atópica O que fazer: Esta doença não tem cura, mas pode ser controlada com o uso de pomadas e cremes corticoides e que estimulam a cicatrização e devem ser prescritos pelo dermatologista, como é o caso da betametasona ou da dexametasona, por exemplo.