A Termoquímica estuda as reações químicas e as mudanças de estados físicos em que há trocas de calor. A Termoquímica é o ramo que estuda as trocas de energia, na forma de calor, envolvidas nas reações químicas e nas mudanças de estado físico.
Termoquímica
O que é Termoquímica? A Termoquímica estuda o calor da reação provocada pela troca de energia do meio externo com os reagentes. Toda reação química absorve ou gera calor, ou seja, há sempre uma troca de energia.
A combustão é uma reação química exotérmica entre dois regentes, combustível e comburente, em que ocorre liberação de energia na forma de calor. Combustível: É a substância oxidável, responsável por alimentar a combustão. Exemplos: gasolina, madeira, gás de cozinha, álcool e diesel.
Um exemplo de aplicação da termoquímica na nossa vida diária é uma reação de combustão, que libera uma quantidade de calor e ocorre na prática, ao acendermos uma fogueira, cozinhar alimentos no fogão, combustão da gasolina nos automóveis e gerar outros modos de aquecimento e energia.
Maicon, a variação de entalpia corresponde ao calor liberado ou absorvido em qualquer processo físico ou químico (a uma pressão constante) e é dado por ΔH = ΔHfinal – ΔHinicial, onde para uma reação o estado inicial é dado pelos reagentes e o estado final, pelos produtos.
Entalpia de Formação
Para calcular a quantidade de energia liberada ou absolvida por um determinado sistema, é preciso fazer os cálculos de entalpia. Assim, temos que A + B → C + D, em que cada um desses componentes irá liberar ou absolver determinada quantidade de energia.
Como estão em unidades diferentes, devemos transformar o ΔS de cal para Kcal dividindo por 1000. Apresenta ΔH = - 19,5 Kcal/mol e ΔS = 18 cal/K. mol. Qual é o valor do ΔG desse sistema em Kcal/mol?...Os dados fornecidos foram:
A energia livre de Gibbs (ΔG) é uma grandeza que foi determinada pelo físico, matemático e químico norte-americano Josiah Willard Gibbs no ano de 1883. ... Antes de 1883, acreditava-se que a espontaneidade de uma reação era determinada por apenas duas grandezas: a variação da entalpia (ΔH) e a variação da entropia (ΔS).
A variação da energia livre padrão (∆Gº') de uma reação química é a quantidade de energia liberada na conversão dos reagentes em produtos, em condições padrão.
∆G = variação da energia livre; ∆H = variação da entalpia; T = temperatura em Kelvin (sempre positiva); ∆S = variação da entropia.
Energia livre é a energia da qual o processo dispõe para realizar trabalho útil à temperatura e pressão constantes. Visto que em um processo a energia nunca é totalmente convertida em trabalho, a fração de energia útil do sistema, isto é, que realiza o trabalho, é considerada a energia livre.
NADH, FADH2 e NADPH - Coenzimas do metabolismo energético. Coenzimas importantes envolvidas nas reações de oxidação-redução dos processos do metabolismo energético.
A principal função das coenzimas é atuar como intermediários metabólicos. ... Durante o metabolismo, ele participa de reações redox, transportando elétrons de uma reação para outra. Ela contribui para a oxidação em processos celulares como a glicólise, ajudando na oxidação da glicose.
Estas substâncias são classificadas em dois grandes grupos: hidrossolúveis e lipossolúveis.
A função do NAD e FAD na respiração consiste em receber hidrogênio transferido a outras substâncias em reações liberadoras de energia. A diferença entre eles é que o NAD produz mais ATPs (Trifosfatos de adenosina) que são considerados a moeda de energia de vida.
A NAD e a FAD são coenzimas que transportam elétrons dos processos metabólicos aeróbicos anteriores a respiração oxidativa, que são o ciclo de krebs, glicólise, beta-oxidação, glicogenólise, desaminação, entre outros.
NAD, NADP E FAD NAD: Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo. FAD: Flavina Adenina Dinucleotídeo. Aceptor de hidrogênios e elétrons, carregando a energia para a produção de ATP.
Dinucleótido de nicotinamida e adenina (NAD, acrónimo, em inglês, de Nicotinamide adenine dinucleotide) ou nicotinamida adenina dinucleotídeo ou ainda difosfopiridina nucleotídeo é uma coenzima que apresenta dois estados de oxidação: NAD+ (oxidado) e NADH (reduzido).
A principalfunção do NAD+ é captar os elétrons resultantes da oxidação de um substrato, assim o NAD+ sofre redução, passando para NADH, o qual conserva a energia livre liberada pela oxidação deste substrato.
O NADH é uma coenzima já reduzida enquanto a NAD+ ainda está em sua forma oxidada.
DIFERENÇA NAD / NADPH Função NADH e NADPH ato como portadores de elétrons. ... NADH está envolvido em reacções catabólicas, reações que quebram as moléculas para liberar energia, enquanto NADPH está envolvido em reacções anabólicas, reações que consomem energia para construir ou sintetizar moléculas maiores.
mitocôndria