A definição operacional das variáveis se faz através da indicação pormenorizada e empírica dos procedimentos necessários para medir a variável. Trata-se, portanto, de especificar como cada variável será medida.
Resposta: a) As duas variáveis são: idade e perfil de investimentos. b) A idade é a variável independente, e o perfil de investimentos é a variável dependente. c) A relação existente entre elas é que o perfil de investimentos varia de acordo com a idade, sendo que quanto maior a idade, mais conservador é o investidor.
Variáveis independentes são aquelas que são manipuladas enquanto que variáveis dependentes são apenas medidas ou registradas. ... Espera-se que outras variáveis sejam "dependentes" da manipulação ou das condições experimentais. Ou seja, elas dependem "do que os sujeitos farão" em resposta.
Uma variável explicativa é qualquer fator que pode influenciar a variável de resposta. Embora possa haver muitas variáveis explicativas, nos preocuparemos principalmente com uma única variável explicativa. Uma variável de resposta pode não estar presente em um estudo.
VARIáVEL RESPOSTA É o evento que se pretende estudar (exemplo: ocorrên- cia de câncer), sendo dependente das variáveis preditoras.
Sabendo que as variáveis preditoras são as variáveis independentes, ou seja, a que iremos utilizar para treinar o modelo de regressão, e a variável target é a variável dependente, ou seja, a variável de interesse que queremos encontrar.
Um instrumento é uma variável que não se pertence à equação explicativa mas está correlacionada com as variáveis explicativas. ...
Desfechos (também denominados eventos) são variáveis que são monitorizadas durante um estudo para documentar o impacto que uma dada intervenção ou exposição tem na saúde de uma dada população. ... O desfecho primário é a variável que é a mais relevante para responder a questão da pesquisa.
É o principal resultado que é medido no final de um estudo para determinar se um tratamento específico funcionou. O desfecho primário será determinado antes do início do estudo. Desfecho secundário: resultado ou evento clínico monitorado por um estudo clínico, mas que é de menor importância do que o desfecho primário.