Saiba que o primo-irmão é popularmente conhecido primo de primeiro grau (terminologia em desacordo com a contagem jurídica de graus). São aqueles parentes de quarto grau, filhos de nossos tios e tias. Assim, todos os filhos dos irmãos e irmãs de nossos pais são primos-irmãos.
Linha ascendente: 1º grau (pais), 2º grau (avós), 3º grau (bisavós) e 4º grau (trisavós). Linha descendente: 1º grau (filhos), 2º grau (netos), 3º grau (bisnetos) e 4º grau (trinetos).
Como a vedação do casamento vai até o terceiro grau, primos podem casar entre si, de acordo com a legislação. Estes são os impedimentos matrimoniais decorrentes de parentesco.
Apesar do parentesco por afinidade, o casamento entre cunhados pode ocorrer. Os colaterais aplicam-se aos irmãos, portanto o casamento também é proibido. Os irmãos, sejam unilaterais (meio-irmãos) ou bilaterais (irmãos do mesmo pai e mãe), não podem se casar.
Se apaixonar pelo primo ou algum outro parente é algo que 99% das garotas já passaram ou vão passar em algum momento de suas vidas. ... Até namorar o próprio primo. Boa sorte!
Por que irmãos não podem ter filhos um com o outro? A premissa é falsa. Irmãos podem sim ter filhos um com o outro. Se um irmão e uma irmã, que não tenham problema de infertilidade ou de esterilidade, porventura tiverem intercurso sexual no período fértil da irmã, é possível que disso nasça um filho.