Ondas longitudinais: propagam-se na mesma direção que o estímulo que as produz. Por exemplo: para produzirmos um som, a passagem do ar faz as cordas vocais vibrarem para frente e para trás, produzindo regiões de compressão e rarefação do ar. Essas regiões deslocam-se na mesma direção da vibração das cordas vocais.
Ondas longitudinais incluem ondas sonoras (vibrações na pressão, desprendimento de partículas, e velocidade de partícula propagada em um meio elástico) e ondas sísmicas (criadas por terremotos e explosões). Nesse tipo de onda, o deslocamento do meio é paralelo à propagação da onda.
As ondas sonoras são um exemplo de ondas longitudinais Os movimentos combinados resultam no avanço de regiões alternadas de compressão e rarefação na direção da propagação.
Toda onda transporta energia sem deslocar matéria. 02. Em qual dos fenômenos abaixo as ondas são longitudinais? a) Raios X.
Significado de Longitudinal adjetivo Que possui o mesmo sentido do comprimento (de algo): vestígios longitudinais do incêndio. Que se refere à longitude ou característico desta. [Anatomia] Que se dirige ao eixo mais importante de um certo órgão. ... Do latim longitudine/ longitudo.
Ondas Transversais: são aquelas em que a direção de vibração é perpendicular à direção de propagação da onda. Ondas Longitudinais: são aquelas em que a vibração ocorre na mesma direção do movimento; um exemplo são as ondassonoras... ... Alguns exemplos são as ondas de rádio, de radar, os raios x e as microondas.
A luz é uma onda eletromagnética cuja frequência encontra-se no espectro visível para os seres humanos. Luz é uma forma de radiação eletromagnética cuja frequência é visível ao olho humano. A luz pode propagar-se no vácuo com velocidade de aproximadamente 300 mil km/s.
A luz é uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo dentro do qual o olho humano é a ela sensível. Trata-se, de outro modo, de uma radiação electromagnética que se situa entre a radiação infravermelha e a radiação ultravioleta.
A luz não só acaba com a escuridão como acalenta, acalma e aconchega. A pequena iluminação num abajur espanta medo das crianças, uma iluminação mais branda cria até ambientes considerados tranquilos e românticos, e uma luz mais forte revigora o astral em quaisquer situações.
Como usar a luz infravermelha O tempo de tratamento com a luz infravermelha varia entre 10-20 minutos, sendo que para alcançar os benefícios terapêuticos deve-se manter uma temperatura no local de tratamento entre 40 e 45 °C por pelo menos 5 minutos.
Benefícios da luz infravermelha
Além dos raios ultravioleta A e B, que estão no espectro de proteção do filtro, especialistas explicam que a luz visível e a radiação infravermelha são tão prejudiciais quanto, capazes de causar doenças no rosto e envelhecimento precoce da pele.
A distância entre a lâmpada infravermelha e a parte do corpo que se pretende irradiar não deve ser infe- rior aos seguintes valores: IL 30: pelo menos 80 cm Feche sempre os olhos enquanto o rosto estiver exposto à radiação! Recomenda-se que não sejam ultrapassados 12 minutos de tratamento, como duração máxima.
A radiação infravermelha tem origem na vibração molecular, que gera oscilações nas cargas elétricas constituintes dos átomos e provoca a emissão de radiação, por isso, esse tipo de radiação está associada ao calor. ... Isso ocorre por causa da recepção do corpo às ondas de infravermelho produzidas pelo corpo aquecido.
Todo corpo sólido, a uma temperatura acima do zero absoluto (-273 graus Celsius), emite radiação infravermelha, que possui um comprimento de onda invisível ao olho humano. Ao converter essa radiação em luz visível, alguns equipamentos permitem, por exemplo, que um observador enxergue no escuro.
O infravermelho pode ser utilizado para comunicações de curta distância entre computadores ou dispositivos como celulares e palmtops. Ele também pode ser utilizado para ser a luz nas fibras óticas visto que seu comprimento de onda permite uma pequena disperção e por conseqüência uma melhor transmissão.
Nosso termômetro infravermelho sem contato mede através da radiação infravermelha de um corpo ou objeto. ... Os objetos com uma temperatura maior que 0 Kelvin irradiam. O termômetro infravermelho mede exclusivamente a temperatura superficial do próximo objeto visível, por isso não é possível medir através de um cristal.
2. Termômetro infravermelho
O termômetro infravermelho ou pirômetro ótico é um aparelho que mensura a temperatura do objeto sem a necessidade de tocar o corpo/meio do qual se pretende verificar a temperatura. ... Ou seja, basicamente, o sistema óptico irradia a energia e a lança por um objeto sobre o detector.