Óleos essenciais são compostos em sua maioria por terpenoides voláteis, produzidos pelo metabolismo secundário de plantas aromáticas. ... O método mais utilizado para extração de óleos essenciais por meio de plantas, sementes, raízes e flores é a destilação a vapor.
Pra fazer o óleo de alecrim, deve-se colocar dois ramos secos de alecrim em um pote de vidro e adicionar um óleo de base, como óleo de coco, de amêndoas ou azeite, por exemplo, tampar e agitar levemente. Depois deve-se armazenar o óleo em um local quente e escuro por mais ou menos duas semanas.
O óleo essencial de mirra é extraído por destilação, e no caso do uso de vapor de água, bem como através da extração com dióxido de carbono, é possível extrair apenas 10% do óleo essencial de mirra.
Instruções. Corte as folhas da hortelã e coloque-as em um frasco, depois é só colocar a água e o álcool. Deixe o frasco repousando em local que pegue sol por duas semanas e, de vez em quando, dê uma mexida no frasco.
Utilize:
A retirada da essência da flor pode ser feita por meio da exposição ao sol, pela exposição à luz da lua ou pela fervura. Em qualquer um dos métodos, colhem-se somente as flores perfeitas e completamente desabrochadas. Elas devem ser cortadas diretamente dentro de uma vasilha de vidro com água.
Faça sua essência aromática
O Fogo aquece a água, transformando-a em vapor d'água, que sobe pelo reservatório em que está a Lavanda. Ao passar pelas plantas, o vapor faz com que elas liberem seus óleos essenciais. Esses óleos seguem misturados com o vapor até o tubo de condensação.
Instruções. Encha o frasco com a lavanda e cubra completamente com vodka. Feche bem o frasco. Coloque o frasco num local com luz, cerca de 18 dias e, durante esse tempo, vá rodando e agitando o frasco de manhã e à noite diariamente.
Fazendo óleo com infusão de lavanda. Corte brotos de lavanda fresca ou compre-os secos. Corte os galhos de lavanda junto com as flores, em segmentos de 15 centímetros ou maiores. As folhas e os novos galhos podem ser usados para infundir óleo, assim como as flores.
Na hora de dormir, você pode diluir cinco gotas de óleo essencial de lavanda em uma colher de sopa de óleo de gergelim e aplicar um dedo úmido no entre-cenho, outro na altura do coração e massagear a canela e os pés com o restante.
Como usar o óleo essencial de lavanda para ansiedade: Desfrute de um banho relaxante combinando várias gotas de óleo essencial de lavanda com uma colher de chá de óleo transportador, passe no corpo e entre no banho quente para que o calor aumente a absorção dos poros.
Pode ser usado como óleo de massagem para a parte inferior das costas (o que também diminui as dores) e em compressa quente sobre o abdome. Como emenagoga, a lavanda é boa na escassez menstrual e pode ser usada contra as cólicas. É um excelente remédio para leucorréia, usado em duchas vaginais.
Ingestão. Alguns óleos essenciais podem ser ingeridos e proporcionam benefícios à saúde, porém a segurança depende muito de cada tipo de óleo essencial, aplicação e reação do organismo da pessoa. Nunca ingira óleo essencial sem ter certeza sobre sua segurança e quantidade indicada, pois são extremamente concentrados.
No Difusor Pessoal: Todos os dias, pingue 1 gota do Óleo Essencial de Lavanda no seu difusor pessoal. No Aromatizador de Ambientes: Pingue diariamente de 3 a 5 gotas do Óleo Essencial de Lavanda em um pouco de água no seu Aromatizador Ambiental. Use para aromatizar o quarto antes de dormir.
Óleo essencial de lavanda(francesa ou bulgária) Para aproveitar os efeitos da lavanda, basta pingar de 2 gotas nos travesseiros e 3 gotas nos lençóis, por exemplo. Você também pode fazer uma massagem relaxante diluindo 70 gotas do óleos essencial de lavanda (francesa ou bulgária) em 120ml de óleo vegetal.
Pingar de uma a três de gotas do óleo essencial escolhido no travesseiro, para melhorar a qualidade do sono e obter outros benefícios enquanto dorme.
Óleo de neróli Por ter propriedades relaxantes e sedativas, ele também é empregado para induzir o sono. Para aproveitar melhor seus benefícios, a dica é misturar 5 gotas cada um dos óleos de neróli, franquincenso (olíbano), ylang-ylang e lavanda e inalar por alguns minutos antes de se deitar.
Além de dormir com alho debaixo do travesseiro, comer mais alho pode aumentar sua ingestão de magnésio e potássio. Estes dois minerais exercem uma função importante no sono, funcionando sinergicamente para relaxar seus músculos e produzir um químico chamado GABA.
E, por mais estranho que pareça, colocar um sabonete embaixo do lençol pode te livrar de cãibras e inquietações. ... A chamada síndrome das pernas inquietas também é aparentemente curada com o uso do sabonete sob o lençol. Vale reforçar que não há nenhuma pesquisa científica que comprova essa prática.
Esse é um método bastante antigo, mas perdido no tempo, e pouco em prática atualmente. Só precisa colocar de 3 a 5 dentes de alho debaixo do travesseiro na hora de ir deitar. Descasque os dentes primeiro. De manhã, retire os dentes de alho debaixo do travesseiro e jogue-os fora.
Nós percebemos que isso soa um pouco estranho, mas as substâncias sulfurosas combinadas com o aroma do alho têm um efeito calmante em você. O cheiro do alho vai chegar um pouco através do travesseiro, o que ajuda você a adormecer mais facilmente. Além disso, ele vai também melhorar a qualidade do seu sono.
Isso ajudará você a dormir melhor. A alta concentração de zinco no alho ajuda a relaxar todos os músculos durante o sono. O alho possui propriedades antibióticas, expectorantes, purificadoras e desinfetantes. O alho ajuda a prevenir a gripe, resfriado e tosse.
Para proteger seu carro de energias ruins, coloque alguns dentes de alho em locais estratégicos: um no porta luvas. ... Ande com um dente de alho no bolso ou na bolsa para proteção contra vampiros psíquicos e mau olhado de forma geral. Serve para mochilas também, andar com alho de qualquer forma sempre será benéfico.
Nao causa febre, o q vai causar é um aumento da temperatura no local, que ao aferir com um termometro a temperatura estará mais elevada.
A febre interna é a sensação que a pessoa tem de que o corpo está muito quente, apesar do termômetro não demonstrar o aumento da temperatura.