Exemplos de Juizo de fato e Juizo de valor são: A indignação diante da violência é parte do senso moral. ... Juízos de fato são aqueles elementos que falam sobre o que é, como são e porque são. Na vida cotidiana, mas também na metafísica e nas ciências, os juízos de fato estão presentes.
A cultura atua manifestações artísticas e é importantíssima porque também garante a transmissão e permanência das formas de conhecimento. Dessa forma, há uma intensa produção de valores e ordens sociais, mas também uma formação de determinados juízos de valores.
A beleza e o juízo estético são afirmados em sua plena autonomia tanto em relação ao conhecimento quanto em relação à prática, à moral. Como o belo satisfaz sem nenhum interesse, ele é distinto do agradável de um lado e do bom de outro, que são vinculados com interesses e se referem à faculdade de desejar.
Beleza é, também, a imanência total de um sentido ao sensível, ou seja, a existência de um sentido absolutamente inseparável do sensível. ... Cada objeto singular estabelece seu próprio tipo de beleza. O feio. O problema do feio está contido nas colocações que são feitas sobre o belo.