- Sinergismo: Ocorre quando o efeito de dois ou mais agentes químicos combinados, é maior do que a soma dos efeitos individuais.
O sinergismo pode ocorrer com medicamentos quepossuem os mesmos mecanismos de ação (aditivo); que agem por diferentes modos (somação) ou com aqueles que atuam em diferentes receptores farmacológicos (potencialização).
⦁ sinérgico: quando as substâncias medicamentosas são ministradas juntas e uma reforça a ação da outra, aumentando sua potência e reduzindo seus efeitos. Ex.: aspirina e cafeína.
1) Sinergismo. Nos casos em que dois ou mais fármacos administrados conjuntamente têm o mesmo efeito farmacológico.
O mutualismo é uma forma de simbiose na qual cada organismo recebe benefícios da associação. Um exemplo são os liquens, que são associações entre fungos e algas ou cianobactérias. Têm a vantagem de explorar novos ambiente e obter nutrientes e a proteção mútua entre ambos os microrganismos.
Aumento de ação terapêutica de dois fármacos combinados que é maior do que a ação desses fármacos administrados isoladamente.
verbo transitivo direto Tornar ainda mais eficaz ou mais ativo; intensificar: potencializar uma ideia. [Medicina] Aumentar, reforçar os efeitos sobre o organismo de determinada substância ativa, especialmente de um medicamento (falando-se de outra substância): o álcool pode potencializar aquele sonífero.
Sinônimo de diminuir
O fato de já ter aprendido muito na vida ajuda a assimilar novos conhecimentos. Por isso, utilize da experiência prévia obtida em cursos e programas educacionais para absorver outros conteúdos de forma aprimorada.
A potenciação é uma operação matemática que representa a multiplicação sucessiva de um número por ele mesmo. Ao multiplicar o 3 por ele mesmo 4 vezes, isso pode ser representado pela potência 3 elevada a 4: 34. Essa operação possui propriedades importantes que facilitam o cálculo das potências.
Para resolver potências com expoentes grandes, devemos aplicar a propriedade do expoente e escrever o número como uma multiplicação de mesma base. Esta questão está relacionada com exponenciação. Esta é uma operação matemática onde uma base é elevada a um expoente.
Quando se multiplica potências de mesma base, têm-se uma nova potência onde a base é igual a base das parcelas e o expoente é a soma dos expoentes das parcelas. Em uma multiplicação de potências com a mesma base, conservamos a base e somamos os expoentes.
Cinco elevado a terceira potência/ ao cubo.
Ao número que se multiplica por si mesmo dá-se o nome de base da potência e ao número que nos indica o número de vezes que a base se multiplica por si mesma chamamos expoente. No exemplo indicado, 3 é a base e 5 o expoente.
Comecemos com um cálculo simples (para o Excel), vamos calcular a potência de 8 na 12, ou matematicamente falando: 8¹². Para isso escolha uma célula, e insira os seguintes comandos =8^12 onde o sinal de igual indica ao Excel que queremos começar uma conta ou função e o sinal ^ representa a potenciação.
Use Alt+0178.
Basta você usar esse simbolo ^. Então vamos usar o mesmo exemplo visto anteriormente. Depois que digitar pressione enter e terá como resultado o valor 64. Você pode também usar esse sinal de elevado em caso de fórmulas, porém tome muito cuidado para colocar tudo entre parenteses.
Você pode numerar um número em Excel com a função potência, que é representada pelo símbolo Carat ^. Use a fórmula = N ^ 2, em que N é um número ou o valor da célula que você deseja usar no quadrado. Essa fórmula pode ser usada várias vezes em uma planilha.