EQST

Como Era A Arquitetura Barroca Nas Igrejas?

Como era a arquitetura barroca nas igrejas? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como era a arquitetura barroca nas igrejas?

A arquitetura barroca integrava o movimento de contrarreforma da Igreja Católica na arte. ... Entre os objetivos do movimento estava o transporte do observador para a cena demonstrada. É por isso que a arquitetura barroca é observada principalmente em igrejas, catedrais e monastérios.

Qual o estilo das igrejas barrocas?

A construção de templos ricamente ornamentados e com formas exuberantes contrastava com a simplicidade do estilo renascentista, que reinava até então. Assim, nas igrejas barrocas os altares e os púlpitos eram decorados com extravagância, recobertos por espirais, flores, monstros e anjinhos de cabelos encaracolados.

Qual é a função da arte barroca?

A arte barroca foi uma arte em essência funcional, prestando-se muito bem aos fins a que foi posta a servir: além de sua função puramente decorativa, facilitava a absorção da doutrina católica e dos costumes tradicionais pelos neófitos, sendo eficiente instrumento pedagógico e catequético.

Porque o barroco é considerado a arte da Contra-reforma?

A arte barroca procura comover intensamente o espectador. Nesse sentido, a Igreja se converte numa espécie de espaço cênico, num teatro sacrum onde são encenados os dramas. O Barroco é o estilo da Reforma católica também denominada de Contra-Reforma.

Qual era o principal tema da arte barroca?

Resposta. Explicação: Os temas eram, principalmente, cenas eróticas da vida cortesã, festas galantes e mitologia. O Rococó chegou ao Brasil somente no século XIX, principalmente na arquitetura e na escultura, porém de maneira diferente da ocorrida na Europa, com características muito semelhantes ao Barroco.

Quais as manifestações artísticas em que o barroco esteve presente?

São exemplos de manifestações artísticas do barroco as obras literárias de Bento Teixeira (em especial Prosopeia, de 1601, poema épico que "Inaugura" este estilo da Contrarreforma em terras brasileiras), as estátuas de Aleijadinho (como a dos Profetas e dos Apóstolos) e as Igrejas do período colonial (como as de Ouro ...

O que o barroco incorporou?

Expressão das contradições que o ser humano vivia no contexto em que essa estética surgiu, época marcada pela Reforma Protestante e pela Contrarreforma, o barroco incorporou o exagero, o paradoxo, a antítese, a religiosidade e traços da cultura clássica em suas produções, tornando-se, por vezes, sinônimo de ...