A espinha na vagina surge quando as glândulas sebáceas da região são obstruídas, resultando na formação de cravos e espinhas. Segundo a Dra. Cíntia Guedes Mendonça, dermatologista, diversos fatores contribuem para a obstrução das glândulas e, por consequência, o aparecimento da espinha vaginal.
Muitas mulheres ficam preocupadas de que isso pode ser um câncer de mama ou então até uma infecção grave que pode se tornar mesmo. Então a recomendação é que você não mexe Se você perceber essas bolinhas, essas bolinhas são normais. Elas fazem parte da anatomia da mama e do mamilo.
Foliculite é uma infecção de pele que se inicia nos folículos pilosos. Geralmente, é motivada por uma infecção bacteriana ou fúngica, mas também pode ser causada por vírus e, até mesmo, por uma inflamação de pelos encravados.
A Doença de Paget, descrita pela primeira vez em 1877, pelo médico inglês Sir James Paget, é um câncer raro que atinge o mamilo e a aréola e responde por entre 0,4% e 5% dos cânceres de mama. Ele é mais comum em mulheres na faixa dos 60 aos 70 anos e muito raramente atinge homens.
A doença de Paget é geralmente tratada com cirurgia para retirar a mama (mastectomia) ou cirurgia conservadora seguida de radioterapia. Se for realizada a cirurgia conservadora da mama, precisará ser retirada toda a área do mamilo e aréola. Se o tumor for invasivo, os linfonodos axilares serão biopsiados.
Sintomas da doença de Paget da mama
As alterações hormonais são a razão mais frequente para o surgimento de dor intensa no mamilo, especialmente quando se toca no local. Isso acontece porque os hormônios podem provocar um ligeiro inchaço das glândulas mamárias tornando-as mais sensíveis.
Sinais e Sintomas do Câncer de Mama
“Se a mãe sentir dor e tiver as fissuras, a primeira medida é corrigir a forma de o bebê amamentar. Não adianta passar pomada cicatrizante se o bebê continua mamando errado. Depois, os cremes de lanolina são hidratantes, assim como de óleo de girassol, que é também cicatrizante.
Uma boa dica é fazer uma massagem no seio antes de colocar o bebê para mamar pela primeira vez. “Massageie ao redor do seio e depois ao redor da aréola.
Como acabar com a foliculite: 8 hábitos para inserir na rotina de cuidados com a pele (infográfico)
Esse quadro inflamatório que causa bolinhas vermelhas, coceira e manchas na pele pode ser motivado por uma série de fatores, entre eles: a depilação feita com lâmina de forma incorreta, o uso de calcinhas, calças e shorts apertados, além de calor e suor que são causados pelo abafamento das roupas.
Os medicamentos mais usados para o tratamento de foliculite são:
Como tratamento, indicam-se aplicações de ácido salicílico e laser secativo e uso de antibióticos tópicos. Esfoliar a pele com movimentos circulares ajuda a evitar a obstrução e inflamação dos folículos.
Em geral, o cisto pilonidal ou abscesso pilonidal aparece na parte superior da prega que divide as nádegas, logo acima do ânus, na região sacral e do cóccix, no final da coluna vertebral. Os casos de cisto pilonidal são mais comuns entre jovens de 15 a 30 anos.
Ainda não sabemos por que os lipomas surgem. Como há uma clara tendência familiar para o desenvolvimento desse tipo tumor, imagina-se que exista um forte componente genético na sua formação. Alguns casos de lipoma parecem surgir após um trauma local, mas essa relação ainda não foi comprovada.
Lipoaspiração. Esta técnica também pode ser usada, mas envolve um maior risco de recidiva do lipoma. “A lipoaspiração é uma técnica cega de remoção de gordura, em que é extraída não apenas a gordura do lipoma como também a gordura normal e é sempre difícil garantir a remoção completa do nódulo.”
Veja como identificar o cisto sebáceo. Esse tipo de cisto pode ser removido de forma natural, através da aplicação de óleos ou géis diretamente no cisto, ou de forma cirúrgica no consultório médico sob anestesia local. Além disso, é indicado realizar compressa com água quente ou morna no local por 10 a 15 minutos.
Possíveis causas O cisto sebáceo forma-se quando uma glândula sebácea entope, ocorrendo o acumulo progressivo de gordura nessa região, fazendo com que vá aumentando de tamanho. A glândula sebácea ou o seu ducto podem entupir devido a uma lesão na área, como um corte ou uma ferida, ou pode ser uma consequência da acne.
O tratamento para a fase aguda da infecção de um cisto pilonidal vai depender ou não da formação de um abscesso. Caso haja a formação de abscesso, como geralmente ocorre, é preconizado a antibioticoterapia seguida por drenagem cirúrgica do conteúdo purulento.
Os procedimentos caseiros pode ajudar a aliviar a dor e o incômodo do cisto pilonidal....Pode ser aplicada na área com um banho quente ou através de compressas:
Como é realizado o tratamento e como se prevenir do cisto pilonidal?
Observação: Embora seja uma complicação bastante rara, formas crônicas e não tratadas de cistos pilonidais infectados aumentam o risco de desenvolver carcinoma de células escamosas, um dos tipos de câncer de pele.