Codócitos. Sinônimo de hemácias em alvo. A hemácia apresenta dupla biconcavidade de tal maneira que, quando projetada em um plano, a hemoglobina é visualizada em uma pequena faixa periférica e, geralmente, na parte central, o que lhe dá o aspecto “em alvo”.
Pode ser causada por uma doença digestiva, como a doença celíaca , caso em que a solução pode estar no tratamento da doença celíaca subjacente para que os nutrientes possam ser absorvidos adequadamente. Também pode ser visto na mielofibrose.
A pesquisa de esquizócitos indica a presença dessas hemácias fragmentadas e pode detectar patologias como: anemia hemolítica, hipertensão maligna, válvula cardíaca mecânica, crise renal da esclerose sistêmica e até pré-eclâmpsia em gestantes. Esse é um teste sorológico pelo método de microscopia.
As hemácias em alvo são associadas à talassemia, estados homozigotos de disfunção da hemoglobina, situação não hemolíticas como icterícia obstrutiva, após esplenectomia, e em doenças hepáticas ou esplênicas crônicas.
Por ter dipirona na composição, deve ser evitado, pois tem risco de causar hemolise ( rompimento das hemácias) na criança com deficiência de g6pd.