Quando um corpo eletrizado estiver com número diferente de prótons e elétrons, ou seja, quando não estiver neutro,denomina-se eletrização. Existem vários processos para eletrizar um corpo, dentre os principais são: Eletrização por contato, Eletrização por atrito e Eletrização por indução.
Um corpo é considerado eletricamente carregado, ou eletrizado, quando possui excesso de prótons ou elétrons. ... positivamente: quando o corpo perde elétrons e fica com excesso de prótons; negativamente: quando o corpo ganha elétrons e fica com excesso de cargas negativas.
Quando um corpo está eletrizado, ele possui uma carga elétrica, já quando não se encontra eletrizado ele está neutro ou descarregado.
Um corpo eletrizado negativamente tem maior número de elétrons do que de prótons, fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo seja negativa. Um corpo eletrizado positivamente tem maior número de prótons do que de elétrons, fazendo com que a carga elétrica sobre o corpo seja positiva.
Quando ele possui um número maior de elétrons do que de prótons.
Se um corpo neutro é colocado em contato com um corpo eletrizado negativamente, ou seja, com excesso de elétrons, pode-se afirmar que: ... Quando um corpo neutro é colocado em contato com um corpo carregado eletricamente, as cargas do corpo carregado passam para o neutro.
Quando dois corpos (um eletrizado e outro inicialmente neutro) entram em contato, o corpo neutro fica com a mesma carga do eletrizado. É quando a eletrização de um corpo inicialmente neutro (induzido) acontece por simples aproximação de um corpo carregado (indutor), sem que haja contato entre os corpos.
O corpo neutro deverá estar ligada a terra para que os elétrons escoem e assim o corpo passa ser eletrizado. Assim, há separação de cargas num corpo neutro devido à proximidade de um corpo eletrizado quando ocorre o processo de eletrização por indução.
No processo de eletrização por indução, a carga elétrica final do condutor que estava neutro sempre possui sinal oposto à do indutor. O mesmo processo pode ser repetido para eletrizar positivamente um objeto neutro, porém deve ser usado um indutor de carga negativa.
Para deixar um corpo que era eletricamente neutro carregado positivamente é preciso que o corpo: