A tendinite patelar é uma síndrome gerada pelo excesso de treinos, muitas vezes além do limite de elasticidade e resistência do tendão. A dor se localiza na inserção do quadríceps (acima da patela), no corpo do tendão ou na tuberosidade da tíbia (abaixo do joelho).
Ronaldo rompeu o tendão patelar do joelho direito. Em tempos de páscoa, pode-se dizer que começava ali, no lendário Estádio Olímpico, um calvário na vida do jogador de 23 anos eleito três vezes melhor do mundo até então — duas delas antes da lesão mais grave da carreira.
No caso de Ronaldo, o tendão patelar, que ajuda a 'segurar' a patela do joelho no joelho, foi rompido e por isso vemos na imagem do jogador com a patela fora do lugar.
A ruptura do tendão é totalmente incapacitante, resultando na inabilidade de realizar a extensão completa do joelho. Localiza-se no sítio de enfraquecimento do tendão, como resultado de degeneração crônica.
A grande maioria das fraturas de patela necessitam de cirurgia para a boa evolução, isto porque devido a grande força de tração que existe da musculatura sobre este osso, após fraturar-se esta tende a se separar, ou seja perde sua função de polia, por isso existe a necessidade de restabelecer sua anatomia com um ...