O couro sintético geralmente tem uma textura mais macia e lisa. Assim, ao deslizar as mãos nesse material, você sentirá um toque totalmente diferente daquele que se experimenta ao tocar o couro legítimo, que é naturalmente mais áspero (isso pode depender do tipo de tingimento utilizado no couro natural).
Por que material sintético descasca? Para ficar parecido com couro de verdade, na fabricação do material sintético são usados produtos químicos que formam uma espécie de película na peça. O problema é que, com o passar do tempo, ela vai desgastando e o material ressecando.
Raspe as partes que estão descascando com a faca. Faça isso em toda a jaqueta. Tenha paciência, pois essa é a parte mais demorada do processo. Retire os resíduos mais difíceis e pequenos com as mãos.
O uso da palavra couro em materiais que não sejam de origem animal é proibido – embora bastante comum. Por ser proveniente de peles, cada couro é único e proporciona a criação de peças exclusivas que, se bem cuidadas, podem durar mais de 100 anos.
- Guarde a peça sempre pendurada, utilizando cabides de ombros largos. Não dobre a roupa de couro, assim evita-se vincos e quebras no revestimento. - Nunca passe a peça de couro, o calor deforma totalmente o material.
Deve estar atento para o material da sua peça, como é couro sintético ele não suporta a imersão na água. Por isso utilize um pano umedecido, que seja bem macio e que não esteja muito molhado. Pode utilizar sabão de coco que não irá agredir o material, se caso a sua bolsa precise de uma limpeza mais exigente.
Como eu disse, o couro sintético tem uma vida útil que pode variar de acordo com a qualidade do material e com os cuidados com a peça, e a minha jaqueta durou uns 5 anos (a média de duração é de 4 anos) antes de ficar esfarelando. Mas isso deve ser levado em consideração na hora da compra.
É importante guardar as suas peças de couro em sacos ou capas, protegendo-as de fontes de calor e de luz, que podem manchar e ressecar o material. Entretanto, lembre-se que o couro é uma pele e precisa respirar. Por isso, opte por capas e sacos de TNT ou algodão. O plástico vai deixar a peça sem ventilação e úmida.
Para hidratar o couro você pode passar um hidratante comum de pele (sem cheiro), com auxílio de um pano. Existem produtos que são específicos para hidratar o couro. Você pode utilizá-los caso não se importe em gastar um pouco mais. Porém, um hidratante comum já deve evitar que o couro resseque.
Pano úmido Não se deve usar nenhum tipo de sabão para a limpeza de peças de couro. Sendo assim, a forma mais simples de limpar roupas desse tecido é usando um pano levemente úmido, sem nenhum tipo de detergente ou sabão. Torça bem o pano antes de limpar a sujeira em questão.
Para conservar sua peça de couro e manter o brilho por mais tempo, Paula aconselha a utilização de silicone líquido. Basta aplicar um pouco com a ajuda de uma flanela, esperar secar e, se necessário, passar uma flanela limpa para retirar o excesso. O ideal é repetir esse processo em média a cada três meses.
"Pode usar normalmente o álcool com concentração de 70%, o recomendado pelos médicos, no volante, em superfícies plásticas, nas borrachas, no câmbio e nos tecidos, incluindo couro e material sintético simulando couro", recomenda Matsui. ... Só não utilize álcool em gel, daquele indicado para desinfetar as mãos.
A hidratação deve ser feita de maneira homogênea. Então o correto é espalhar o hidratante em quantidades iguais por todo o revestimento do couro. Deixe agir por cerca de 40 minutos. Após esse tempo, se você notar pontos com maior concentração de produto, passe uma flanela seca para remover os excessos.
Ritual #1: Use um Shampoo esfoliante:
Esfoliante caseiro com iogurte natural
Aprenda a fazer o peeling caseiro de açúcar e mel
Como fazer:
Os melhores esfoliantes capilares
Com a quantidade de shampoo que você está acostumada a usar, coloque três colheres de café do esfoliante natural de sua preferência em um recipiente e mexa bem. Agora é só aplicar a misturinha, mecha por mecha, e massagear o couro cabeludo por cinco minutinhos, lavando normalmente em seguida! Muito prático e fácil!
Verdade. A esfoliação no couro cabeludo remove os resíduos de produtos que são aplicados no cabelo, como finalizadores, sprays, géis ou outros, que podem ficar acumulados nessa região, causando a oleosidade. Assim, essa prática deixa o couro cabeludo mais limpo e, consequentemente, age no controle da produção de sebo.
Esfoliar o couro cabeludo proporciona uma série de benefícios não só para a região manipulada, como também para os fios. Durante a massagem, há uma melhora na circulação das proteínas no couro, fortalecendo as madeixas para que elas cresçam mais rápido e mais bonitas.
O ideal é esfoliar o couro cabeludo uma vez na semana ou, no máximo, duas, para quem tem cabelos muito curtinhos e usa bastantes produtos.
A esfoliação melhora a circulação das proteínas no couro cabeludo, podendo assim fortalecer os fios para que eles cresçam mais rápidos e saudáveis. Durante a massagem, os poros são desobstruídos e isso também ajuda no crescimento dos fios.
Scab hair é o nome em inglês para um fenômeno que aparece justamente quando você resolve deixar o alisamento ou outras químicas de vez. São mechas extremamente ressecadas, que não definem e não dão volume e já nascem destoando do restante do cabelo, quebradiças e opacas.
1º passo: misture bem em um recipiente 2 colheres de sopa de açúcar cristal e 2 colheres de sopa do gel transparente que vem dentro da folha de babosa. Reserve. 2º passo: lave os cabelos com shampoo e, em seguida, aplique a mistura caseira no couro cabeludo, massageando suavemente a região por 2 minutos.
O açúcar funciona como um poderoso esfoliante capilar e, por esse motivo, promove fios mais brilhantes, macios, alinhados e com menor quantidade de frizz. Ah, e se você está com o cabelo danificado, saiba que o açúcar também ajuda a recuperar os fios que apresentam alta porosidade, vale a pena experimentar!