C3 e C4 são utilizados para determinar se deficiências ou anormalidades no sistema complemento estão provocando ou contribuindo para a condição ou doença de um paciente. A atividade do complemento total (CH50 ou CH100) pode ser solicitada para verificar a integridade de toda a via clássica do complemento.
É uma proteína sintetizada principalmente pelo fígado e sua determinação é útil na avaliação de algumas doenças autoimunes como indicadores de atividade da doença. A concentração de C4 no plasma aumenta como conseqüência de uma resposta de fase aguda (trauma, inflamação ou necrose tissular).
A medição do CH50 é utilizada para avaliar pacientes quando se suspeita de uma doença ativadora do complemento ou para a pesquisa de uma deficiência hereditária. As proteínas do complemento aumentam em resposta a processos inflamatórios ou infecciosos (resposta inflamatória de fase aguda.)
C3 é o nome dado à uma folga interna, que é maior que a normal. Assim, como a C3, há outras indicações de folgas, como C2, C4, C5, entre outras. Essa folga interna de um rolamento é definida pela distância total através do anel que pode ser removido em relação ao outro, na direção radial ou axial.
Folga C3 indica uma folga interna maior que a normal. A folga interna de um rolamento é a folga que ele possui antes de ser montado no eixo e/ou alojamento. A folga interna radial é a distância entre as esferas e o anel externo. Já a folga axial seria a diferença entre o alinhamento dos anéis.
Níveis diminuídos de C3, associados com níveis baixos de C4, demonstram ativação da via clássica e sugerem doença do complexo imune, principalmente LES. Níveis baixos de C3 com C4 normal demonstra ativação da via alternativa, o que é sugestivo de doença infecciosa ou atividade do fator nefrítico (autoanticorpo).
Níveis diminuídos de C3 acompanhados de níveis diminuídos de C4 podem estar associados a lúpus eritematoso sistêmico ativo, doença do soro, hepatites autoimunes ou crônicas, endocardite infecciosa e doença de imunocomplexos.
Material a ser analisado: Sangue obtido por punção da veia do braço. Objetivo do exame: identificação de pessoas com deficiências deste fator e diagnóstico e acompanhamento de portadores de doenças auto-imunes. Confiabilidade do exame: altamente confiável.
Expressão utilizada em organizações militares, principalmente nas policias militares, significa louco, maluco. Masculino completamente c4.
LESÕES DISCOIDE: Às vezes, o lúpus causa lesões ou lesões discoide - que podem se formar em qualquer parte do corpo - podem causar cicatrizes permanentes. Lesões que formam e deixam cicatrizes no couro cabeludo, muitas vezes danificam os folículos, resultando em perda de cabelo permanente.
Caso o Lúpus for diagnosticado como leve pode ser tratado com: