As bases nitrogenadas do DNA se pareiam sempre na mesma forma: o A é ligado ao T (A-T) e o C ligado ao G (C-G) ou vice-versa (T-A e G-C). A adenina e a timina são unidas por duas ligações de hidrogênio, já a guanina e a citosina estão unidas por três ligações.
A soma das bases nitrogenadas deve ser igual a 100%. Se, por exemplo, o DNA de um animal apresentar 40% de Adenina, a base pareada, que é a Timina, também estará numa porcentagem igual, ou seja, 40%. Somando as duas, têm-se 80%. Os 20% restantes são divididos igualmente entre Citosina (10%) e Guanina (10%).
→ Diferença entre o DNA e RNA
A adenina, citosina e guanina são bases nitrogenadas encontradas tanto no RNA quanto no DNA. A timina é exclusiva do DNA, e a uracila é exclusiva do RNA.
Citosina, guanina e adenina são bases nitrogenadas comuns ao DNA e RNA. Já a uracila é exclusiva do RNA, e a timina, exclusiva do DNA.
Essas pentoses são o DNA e o RNA. O DNA possui desoxirribose na sua cadeia, enquanto que o RNA possui ribose na pentose. A diferença entre esses componentes é a presença de um átomo de oxigênio. Isso já é o bastante para diferenciar DNA de RNA, mas também há outras características específicas.