Gregório de Matos Guerra
São três os principais temas abordados por Gregório de Matos: a poesia amorosa, a poesia religiosa e a poesia satírica.
A antologia poética do autor baiano pode ser dividida em três vertentes: a poesia religiosa, a amorosa e a satírica....Assim, as principais características da poética amorosa do escritor são:
A obra de Gregório de Matos divide-se em três vertentes temáticas: poesia satírica, religiosa e lírica.
Gregório de Matos, o "Boca de Inferno", tinha como "alvos" preferidos da sua literatura, altamente crítica no aspecto social, as pessoas em posição de destaque, de modo que zombava não dos pobres e dos escravos, mas dos membros do clero, dos colonos ricos e do governo.
O tema central é o caráter contraditório dos sentimentos do poeta pela mulher, que é simultaneamente flor (metáfora da beleza) e objeto do desejo, e anjo (metáfora da pureza) e símbolo da elevação espiritual.
Poesia encomiástica: São poesias de elogio, de circunstância (festas, homenagens, etc). Exemplo: “Douto, prudente, nobre, humano, afável. / Reto, ciente, benigno e aprazível. / Único, singular, raro, inflexível. / Magnífico, preclaro, incomparável.” (Ao desembargador Belchior da Cunha Brochado).
Na lírica camoniana, a "medida nova", ou seja, a poesia que segue os modelos estéticos renascentistas, surge a par da poesia com sabor trovadoresco dos Cancioneiros ("medida velha"). Na poesia de influência tradicional, é evidente o aproveitamento da temática da poesia trovadoresca e das formas palacianas.