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O Que Boca Do Inferno?

O que é Boca do Inferno?

Gregório de Matos Guerra

Quais são os principais tipos de obras abordados por Gregório de Matos?

São três os principais temas abordados por Gregório de Matos: a poesia amorosa, a poesia religiosa e a poesia satírica.

Como é dividida a poesia de Gregório de Matos cite características de cada uma delas?

A antologia poética do autor baiano pode ser dividida em três vertentes: a poesia religiosa, a amorosa e a satírica....Assim, as principais características da poética amorosa do escritor são:

  • Amor elevado;
  • Amor obsceno e satírico;
  • Linguagem mais branda em alguns poemas e mais ríspida em outros.

Como são divididas as obras de Gregório de Matos?

A obra de Gregório de Matos divide-se em três vertentes temáticas: poesia satírica, religiosa e lírica.

Quais eram os alvos prediletos do Boca de Inferno?

Gregório de Matos, o "Boca de Inferno", tinha como "alvos" preferidos da sua literatura, altamente crítica no aspecto social, as pessoas em posição de destaque, de modo que zombava não dos pobres e dos escravos, mas dos membros do clero, dos colonos ricos e do governo.

Qual a temática predominante na lírica amorosa de Gregório de Matos?

O tema central é o caráter contraditório dos sentimentos do poeta pela mulher, que é simultaneamente flor (metáfora da beleza) e objeto do desejo, e anjo (metáfora da pureza) e símbolo da elevação espiritual.

O que eram os poemas Encomiásticos de Gregório de Matos?

Poesia encomiástica: São poesias de elogio, de circunstância (festas, homenagens, etc). Exemplo: “Douto, prudente, nobre, humano, afável. / Reto, ciente, benigno e aprazível. / Único, singular, raro, inflexível. / Magnífico, preclaro, incomparável.” (Ao desembargador Belchior da Cunha Brochado).

O que é a lírica camoniana?

Na lírica camoniana, a "medida nova", ou seja, a poesia que segue os modelos estéticos renascentistas, surge a par da poesia com sabor trovadoresco dos Cancioneiros ("medida velha"). Na poesia de influência tradicional, é evidente o aproveitamento da temática da poesia trovadoresca e das formas palacianas.