Basicamente, estamos falando de um conjunto de ações preventivas que envolve todos os atores (motoristas, pedestres e ciclistas) para tornar o trânsito um lugar mais seguro, evitando acidentes e mortes.
Continue com a leitura e saiba quais são elas agora mesmo!
Dicas para andar de bicicleta no trânsito
Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos ...
Dicas e cuidados para pedalar na cidade
Pela lei, os ciclistas devem utilizar ciclofaixas, ciclovias e acostamentos. Quando não houver, devem usar o canto direito da pista, no sentido dos demais veículos. Nunca ande na contramão, o que é considerado uma infração grave de trânsito.
A regra fundamental para os motoristas e motociclistas, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é respeitar a distância lateral de 1,5m ao ultrapassar ciclistas, além disso, dar a preferência e facilitar a passagem em cruzamentos e conversões.
A legislação prevê alguns deveres essenciais para uma boa convivência. Os equipamentos de segurança são obrigatórios: campainha, sinalização noturna e espelho retrovisor do lado esquerdo. Quando não existir faixa exclusiva ou ciclovia, a circulação precisa ser feita no sentido dos carros, pelas laterais das ruas.
Deveres dos ciclistas
Outra exceção à regra da não circulação de ciclistas na calçada está no artigo 59 do CTB, sendo "permitida a circulação de bicicletas nos passeios", "desde que autorizado e devidamente sinalizado pelo órgão ou entidade com circunscrição sobre a via". ... Desça e atravesse empurrando a bike, equiparando-se a um pedestre.
Parágrafo único. Durante a manobra de mudança de direção, o condutor deverá ceder passagem aos pedestres e ciclistas, aos veículos que transitem em sentido contrário pela pista da via da qual vai sair, respeitadas as normas de preferência de passagem.”
Ciclofaixa: parte da pista de rolamento, calçada ou canteiro destinada à circulação exclusiva de ciclos, delimitada por sinalização específica.
Quando questionado sobre a possibilidade, ou não, de os ciclistas circularem em rodovias, do ponto de vista do Código de Trânsito Brasileiro, respondi: O CTB prevê a circulação de bicicletas em rodovias (vias rural pavimentada), desde que se trata de pista dupla e haja acostamento ou faixas de rolamento próprias.
Pela semelhança de se montar em um cavalo e a posição na qual se conduz uma moto e uma bicicleta, os condutores destes veículos passaram a ser chamados de “riders“.
Significado de ciclista: s. cdd. (o / a) Pessoa que anda de bicicleta ou que pratica o ciclismo.
De acordo com a classificação de veículos, prevista no artigo 96, são quatro os veículos abrangidos por esta regra: bicicleta (veículo de propulsão humana para transporte de passageiros); carro-de-mão (veículo de tração humana para transporte de carga); charrete (veículo de tração animal para transporte de passageiros ...
peba. Ciclista fraco, sem preocupação com seu desempenho ou equipamento. Termo usado de forma pejorativa por ciclistas mais competitivos.
Tudo que você precisa saber sobre Mountain Bike! O Mountain Bike – ou simplesmente MTB – é ao mesmo tempo uma modalidade de ciclismo, caracterizada por percursos em terrenos incertos, como também o tipo de bike utilizado para a prática dessa modalidade.