Os anticorpos anti-SSA/Ro são dirigidos contra o antígeno Ro, que é uma proteína nuclear e citoplasmática ligada ao RNA. Sua detecção tem importância clínica porque em muitos pacientes com doença reumática auto-imune é o único auto-anticorpo detectado.
O exame é realizado através da coleta de uma amostra de sangue, que é enviada para análise laboratorial. Lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatoide, psoríase, hipotireoidismo, síndrome de Guillain-Barré e Síndrome de Sjögren estão entre as doenças que podem ser identificadas através da realização do FAN.
O anticorpo anti-RNP é dirigido contra a fração U1-RNA das pequenas ribonucleoproteínas nucleares (sn-RNP). Ocorre em baixos títulos em 30% a 40% dos pacientes com lúpus eritematoso sistêmico, além da síndrome de Sjögren, esclerose sistêmica, artrite reumatóide e polimiosite.
Anti-La, Anti-SSB ou Anti-SS-B é um autoanticorpo que pode ser encontrado em pessoas portadoras de algumas doenças como síndrome de Sjögren, lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatoide, dentre outras.
O antígeno SSB/La é uma fosfoproteína nuclear que esta complexada com a partícula Ro. Aproximadamente 50% dos soros de pacientes com LES e SS que apresentam anticorpos anti-Ro também possuem reatividade anti-La, devido a estrita associação entre os dois antígenos.
Exames não laboratoriais Anticorpos antinúcleo (FAN) – Positiva na maioria dos pacientes com LES e em outras doenças do colágeno. Anticorpos anti-Sm – Positiva somente em pacientes com LES. Anticorpos anti-DNA de dupla hélice – Concentrações altas características de LES. Anti-SSA e anti-SSB – Podem estar positivos.
Os sinais mais comuns são: