Para Mendonça (2003), a retaliação é considerada como um comportamento que sofre influência de atributos pessoais dos atores organizacionais, que é emitido de maneira sutil ou agressiva, em resposta à percepção de injustiça no trabalho, contra a organização ou pessoas que dela fazem parte.
A lei de talião (em latim: lex talionis; lex: lei e talio, de talis: tal, idêntico), também dita pena de talião, consiste na rigorosa reciprocidade do crime e da pena — apropriadamente chamada retaliação.
Na verdade, Talião, originário do latim “Lex Talionis”, significa lei de tal tipo, condizendo com a ação na devida proporção da agressão. A justa reciprocidade do crime e da pena. Tal pena para tal crime. O mal que alguém faz a outro, deve retornar a este, através de um castigo imposto, na proporção daquele mal.
DISPENSA DISCRIMINATÓRIA. RETALIAÇÃO POLÍTICA. A dispensa discriminatória representa abuso do direito potestativo do empregador e gera incontestes danos ao empregado, atingindo grave e injustamente sua dignidade, configurando o ato ilícito indenizável (artigos 186 c/c 927 do Código Civil).
A expressão registada, por exemplo, no Dicionário Prático de Locuções e Expressões Correntes, de Emanuel de Moura Correia e Persília de Melim Teixeira, edição da Papiro Editora, é «Olho por olho, dente por dente»; significa «com desforra igual à ofensa; desforra correspondente à ofensa».
Esse principio pode ser encontrado em meio ao código babilônico de Hamurabi (1.
Olho por olho, dente por dente O Código de Hamurabi é um conjunto de leis criadas pelo sexto rei da Suméria Hamurábi, da primeira dinastia babilônica, no século XVIII a.C., na Mesopotâmia. É um código baseado na lei do Talião, que representa uma dura retaliação do crime praticado e de sua pena.
O Código de Hamurabi se baseava na Lei do Talião, também conhecida pela expressão “olho por olho, dente por dente”. Esse código legal determinava que a punição seria proporcional ao crime cometido. As sentenças escritas estavam relacionadas ao casamento, à escravidão, ao trabalho e a acordos comerciais.
nascido em Babel, da primeira dinastia babilônica dos Amoritas e o fundador do 1o Império Babilônico, unificando amplamente o mundo mesopotâmico, unindo os semitas e os sumérios e levando a Babilônia ao máximo esplendor, cujo nome permanece indissociavelmente ligado a um dos mais importantes códigos jurídicos da ...
Resposta. Quem foi :Hamurabi foi o sexto rei babilônico da primeira dinastia. ... Principais realizações de Hamurabi: Criação do Código de Hamurabi (conjunto de leis que foi implantado na Babilônia e nas regiões conquistadas). Conquistou a Acádia e a Suméria.
Quem foi Hamurabi? Sexto rei sumério, nascido em cerca de 1810 a.C em Babel da primeira dinastia babilônica dos Amoritas e o fundador do primeiro Império Babilônico, unificando o mundo mesopotâmico, unindo os semitas e os sumérios e levando a Babilônia ao máximo esplendor.
É o rei mais famoso porque pode ser considerado o sexto rei sumério. E é o fundador do Primeiro Império Babilônico. Hamurabi Rei da mesopotâmia criou o primeiro conjuntos de leis para ordenar a sociedade... criado em 1700 AC.
1750 a.C.
O Código de Hamurabi é uma compilação de 282 leis da antiga Babilônia (atual Iraque), talhadas em uma rocha de diorito de cor escura, em caracteres cuneiformes. ... Baseado nas Leis de Talião, esse conjunto de leis estabelecia que todo criminoso deveria ser punido de forma proporcional ao crime que cometeu.
Um de seus principios básicos é a Lei de Talião, de caráter preventivo e não punitivo. d) foi criado pelos hebreus e redigido em hebraico. Apresenta normas rigorosas como, por exemplo, a "olho por olho, dente por dente" (Me ajuda pelo amor de Deus galera)
Resposta. Explicação: Estabelecer um sistema jurídico que desse ordem à civilização da Babilônia.
Resposta: Código de leis criado para padronizar as ações do rei Hamurabi, estipulando direitos e deveres para a população e facilitando sua administração. Porém, as pessoas eram desiguais perante a lei e as sentenças eram estipuladas de acordo com a camada social a que cada um pertencia.
Resposta: Era uma sociedade que seguia a risca seu código penal, um lugar onde todo e qualquer crime era pago na mesma moeda. E, pela severidade do código, os babilônios costumavam desempenhar do melhor modo possível suas atividades.
Resposta: A importância histórica do Código de Hamurabi deve-se pelo fato de ele ter se tornado a fonte jurídica na qual se basearam as leis de praticamente todos os povos semitas da antiguidade, incluindo os assírios, os caldeus e os próprios hebreus.
O Código de Hamurabi tem grande importância para a História do Direito. Este foi o primeiro código que listava regras e punições para quem as descumprisse. Antes do seu surgimento, os delitos recebiam punições de acordo com os membros de cada tribo. ... Cada descumprimento tinha a sua devida punição por lei, digamos.
Código Penal é a lei mais importante depois da Constituição, afirma ministro Dipp. Por delimitar o poder de intervenção do estado no que há de mais sagrado à pessoa sua liberdade corporal , o Código Penal é a lei mais importante de um país depois da Constituição Federal.
olho por olho, dente por dente
Resposta. Resposta: Código de Hamurabi é um conjunto de leis criadas pelo sexto rei da Suméria Hamurábi, da primeira dinastia babilônica, no século XVIII a.C., na Mesopotâmia. É um código baseado na lei do Talião, que representa uma dura retaliação do crime praticado e de sua pena.