O fim da URSS representou geopoliticamente um bloco econômico de domínio americano e só. ... Com a queda (separação) da URSS, 90% do planeta se. tornou capitalista. Hoje, a Rússia não é, a Coreia do Norte, a China (+ ou -) e Cuba não são, embora Cuba já esteja até num processo de transformação de sistema.
As propostas modernizantes de Mikhail Gorbachev levaram a uma ruptura política no Partido Comunista da União Soviética. ... Tão logo Letônia, Estônia e Lituânia foram os primeiros países a se separarem e o processo de desmantelamento da antiga URSS concretizou o fim da ordem bipolar mundial.
O agravamento da crise do sistema socialista ocasionou um processo de enfraquecimento da União Soviética, que culminou na sua fragmentação em 1991. Com isso, houve a unificação da Alemanha, a independência dos países que integravam a URSS e, consequentemente, o fim da ordem geopolítica mundial bipolar.
O epicentro da queda da URSS foram as tentativas de reforma do sistema empreendidas por Mikhail Gorbachev, que fora eleito presidente e secretário-geral do Partido Comunista Soviético em 1985. ... Gorbachev procurou renovar o comunismo por meio das medidas intituladas “Perestroika” e “Glasnost”.
O fim da União Soviética foi determinado pelo desgaste do sistema socialista, que levou a crises econômicas e políticas, desfazendo o grupo. A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) teve seu fim em 8 de novembro de 1991.
Os historiadores atribuem dois acontecimentos importantes para o fim da Guerra Fria: a queda do Muro de Berlim, em 9 novembro de 1989 e o fim da União Soviética, em 1991. O conflito ideológico só foi terminado graças às negociações estabelecidas por Ronald Reagan e Mikahil Gorbachev durante a década de 80.
O fim da União Soviética foi resultado do fim do modelo político e econômico socialista que perdurou de 1922 até 1991. Na URSS, a economia era em grande parte, planejada pelo Estado que era controlado pelo Partido Comunista.
Em seus anos finais, a URSS era composta de 15 repúblicas socialistas soviéticas: Armênia, Azerbaijão, Bielorússia (hoje Belarus), Estônia, Geórgia, Cazaquistão, Kirgiziya (hoje Quirguistão) Letônia, Lituânia, Moldávia (hoje Moldova), Rússia, Tadjiquistão, Turcomenistão, Ucrânia e Uzbequistão.
República federal
Putinismo ("regime de Putin") é a ideologia, as prioridades e políticas do regime de governo praticado pelo político russo Vladimir Putin. ... Muitas dessas pessoas têm sua formação profissional com Putin, ou são seus amigos pessoais.