Uma figura tem uma simetria de translação de vector se o transformado da figura pela translação associada ao vector é a própria figura. Uma figura tem uma simetria de reflexão deslizante se o transformado da figura por uma dada reflexão deslizante é a própria figura.
Translação é o movimento que um objeto realiza de um ponto a outro. É o deslocamento paralelo, em linha reta na mesma direção e no mesmo sentido, de um objeto ou figura, em função de um vetor percorrendo a mesma distância.
Como trabalhar os conceitos de reflexão, translação, rotação (congruência) e homotetia (semelhança)
Explique que a rotação é um tipo muito mais simples de transformação: consiste em girar a figura em torno de um ponto central. Para demonstrar o conceito, prenda um objeto no dedo do aluno e gire-o ao redor do ponto que está o dedo. Explique que o giro é que determina o movimento de rotação.
Resposta: O centro de rotação é calculado a partir da área das figuras e suas distâncias até o eixo de rotação. Explicação passo-a-passo: O centro de rotação de uma figura geométrica é o ponto, dentro dela, que não muda de posição quando todo o elemento é rotacionado.