A dominância caracteriza um gene que se expressa mesmo em dose simples, já a recessividade, um gene que só se manifesta em dose dupla. Em Genética, frequentemente nos deparamos com termos que dificultam a compreensão, caso não saibamos seu significado.
O que é recessividade? Dizemos que um alelo é recessivo quando ele só expressa seu fenótipo aos pares. Desse modo, indivíduos heterozigotos não expressam o fenótipo determinado pelo alelo recessivo. Alelo recessivo é expresso no fenótipo apenas em dose dupla.
A carga genética pode ser definida como as mutações que causam algum efeito prejudicial no funcionamento de genes, de tal forma que suas probabilidades de sobrevivência ou reprodução podem ficar reduzidas ou causar alguma forma de doença.
A Genética é uma parte da Biologia que estuda, principalmente, como ocorre a transmissão de características de um organismo aos seus descendentes. Sendo assim, podemos dizer, resumidamente, que ela é uma ciência que se volta para o estudo da hereditariedade, preocupando-se também com a análise dos genes.
A genética pode influenciar tremendamente a personalidade, e os estímulos do meio ambiente apontado pela esmagadora maioria das teorias como os mais relevantes para compreender as causas do comportamento adulto, a interação com os pais na infância, podem ser na realidade provenientes de outras fontes até então ...
Com os avanços da ciência e da tecnologia, as práticas de melhoramento genético avançaram significamente....Veja algumas vantagens:
O melhoramento genético é uma ciência utilizada em plantas e animais que visa a aumentar a frequência de alelos favoráveis em uma população animal ou vegetal. ... O melhoramento genético aumenta a eficiência produtiva dos seres vivos, utilizando as técnicas de seleção e cruzamento entre seres vivos da mesma especie e raça.
O melhoramento genético trabalha com a diversidade genética dentro de uma mesma espécie. Já a modificação genética ou transgenia, também conhecida como engenharia genética, é uma técnica de biotecnologia que foi introduzida em 1973.
O melhoramento genético é o resultado de um processo de direção dos acasalamentos efetuados na raça ou linha pura para a obtenção de ganho genético e fenotípico, em características de interesse da zootecnia.