EQST

O Que Receita No DRE?

O que é receita no DRE?

De modo geral, a receita líquida é a quantidade de dinheiro gerada pela empresa ao realizar suas atividades. Ou seja, se trata do resultado financeiro da empresa após a dedução de impostos, devoluções e descontos concedidos.

O que são as deduções na DRE?

As Deduções sobre Vendas são valores calculados sobre o faturamento bruto dos produtos e serviços vendidos pela empresa. Geralmente são percentuais aplicados sobre a receita bruta (Receita Bruta * Dedução / 100), mas podem ser também valores fixos a serem pagos a cada venda realizada.

O que é o DRE de uma empresa?

Demonstração do Resultado do Exercício, também conhecida como DRE, é um documento contábil de demonstração cujo objetivo é detalhar a formação do resultado líquido de um exercício pela confrontação das receitas, custos e despesas de uma empresa, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência (receitas e ...

Como saber a receita de uma empresa?

A receita total de uma empresa é calculada multiplicando o preço dos produtos vendidos ou serviços prestados por ela pela quantidade vendida. Dessa forma, descobre-se o total arrecadado pela empresa em sua atividade. Mas claramente uma empresa não venderá somente um produto ou não terá apenas um serviço.

O que é uma demonstração de resultado do exercício?

O Demonstrativo de Resultados do Exercício é um relatório contábil que indica, resumidamente, as operações financeiras que foram realizadas pela empresa em um determinado período, que costuma ser de um ano. A Lei tornou obrigatória a realização dessa demonstração anual.

Quais são as contas que compõem a Demonstração do Resultado do Exercício DRE?

De modo resumido, alguns dos tópicos que devem constar na DRE são: a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos; as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas; as participações de debêntures, empregados, ...

Como é feita a demonstração do resultado do exercício?

Resumindo, o Demonstrativo de Resultado do Exercício em uma empresa é estruturado desta forma:

  1. Receita Bruta.
  2. (-) Deduções e abatimentos.
  3. (=) Receita Líquida.
  4. (-) CPV (Custo de produtos vendidos) ou CMV (Custos de mercadorias vendidas)
  5. (=) Lucro Bruto.
  6. (-) Despesas com Vendas.
  7. (-) Despesas Administrativas.

Quais são os elementos que compõem uma demonstração do resultado do exercício?

Mas para não ficar dúvida, vamos ver abaixo uma breve descrição de cada tópico que compõe a estrutura do DRE:

  • (+) Receita de Vendas. ...
  • (-) Deduções e Impostos. ...
  • (=) Receita Líquida. ...
  • (-) Custo Variável (CPV ou CMV) ...
  • (=) Margem Bruta. ...
  • (-) Despesas Variáveis. ...
  • (=) Margem de Contribuição. ...
  • (-) Gastos com Pessoal.

Qual a importância da DRE na tomada de decisão?

O DRE tem por objetivo demonstrar a situação financeira da empresa, com informações que revelam se a empresa obteve lucro ou prejuízo durante o exercício. É um dos relatórios mais importantes que a empresa precisa gerar. É uma forma da organização saber exatamente qual a situação financeira do período.

Como a DRE pode contribuir para a tomada de decisão nas empresas?

Como a DRE ajuda nas decisões? A DRE ajuda a visualizar informações relevantes da empresa e agir rumo a um melhor desempenho. Você pode, por exemplo, comparar as vendas entre 2 períodos e, caso tenha acontecido uma diminuição, investir no marketing a fim de garantir uma maior presença no mercado.

O que são despesas operacionais e quais os seus principais grupos?

As despesas operacionais são reunidas em três grandes grupos: · despesas de vendas: comissões, fretes, seguro de transporte, propaganda etc.; · despesas administrativas: salários e encargos do pessoal da administração, aluguéis, água, luz, telefone, correio etc.; · despesas financeiras: juros e variação cambial ...

O que é o Plano de Contas?

Plano de contas é um conjunto de contas que representam os eventos e movimentações econômicas e financeiras que acontecem durante as atividades e operações de uma empresa. Portanto, o objetivo é nortear os trabalhos contábeis de registro das operações.

O que é o CMV na contabilidade?

CMV é a sigla para Custo da Mercadoria Vendida. Sim, tudo tem um custo, até o que já foi vendido. O CMV é, basicamente, a soma das despesas para produzir e armazenar aquela mercadoria – até que a venda seja realizada. ... Esse é o CMV, ou Custo da Mercadoria Vendida do seu produto.

Qual é a fórmula do CMV?

Assim, a fórmula do CMV completa por saldo monetário é: CMV = EI + C – EF.

Como lançar o CMV na contabilidade?

CMV é igual ao estoque inicial (EI) somado às compras (C) e menos o estoque final (EF). Assim é possível achar o valor final que se encontra em seu estoque dentro do período considerado, normalmente de um ano. Mas também é possível utilizar essa fórmula cada vez que uma mercadoria for vendida.

Como se calcula o CMV na contabilidade?

Vamos a fórmula para calcular o Custo de Mercadoria Vendida, quando utilizamos a unidade de medida “mercadoria”, no inventário periódico: CMV = EI + C – EF. O CMV é igual à equação do estoque inicial (EI), mais compras (C) e menos estoque final(EF).

Como calcular o CMV?

A base do cálculo é a seguinte: CMV é igual ao estoque inicial (EI) somado às compras (C) e menos o estoque final (EF). Assim é possível achar o valor final que se encontra em seu estoque dentro do período considerado, normalmente de um ano.