adjetivo Que exclui ou tem poder para excluir; restrito, especial: direito exclusivo. Que cabe por privilégio ou prerrogativa; especial: uso exclusivo. Que é particular, privado; de uso individual: acesso exclusivo ao site. Que não condiz com algo; excludente, eliminatório.
Os direitos fundamentais absolutos são aqueles imprescindíveis à vida digna e, portanto, não podem ser sobrepostos. Já os direitos fundamentais relativos não perdem seu caráter de essencialidade ou sua importância. Contudo, podem ser relativizados conforme as circunstâncias.
Que se apresenta autoritária e arbitrariamente: monarca com poder absoluto. Que não permite limitações, restrições, reservas; inteiro ou incondicional: empresa mantém controle absoluto do mercado. Que não é alvo de contradição: verdade absoluta. [Química] Diz-se da substância ou do composto puro.
O advérbio “absolutamente”, que como se sabe significa “totalmente, inteiramente, de modo absoluto”, tem uma ambiguidade em seu uso quando aparece isolado.
O valor absoluto de um número não depende da posição em que o número se encontra, representa um valor sozinho. Por exemplo: O valor absoluto do algarismo 9 no número 986 é 9. O valor relativo de um número depende da ordem em que o algarismo se encontra.
Característica ou condição do que é relativo, do que se estabelece por meio de uma comparação. Etimologia (origem da palavra relatividade).
As leis da física são as mesmas para qualquer referencial inercial, e a velocidade da luz independe da fonte emissora e de quem a recebe, sendo ela (velocidade da luz) constante em todos os sistemas inerciais de referência.
Einstein, em busca de uma forma simples para explicar a sua teoria da relatividade, ensinava: “quando um homem se senta ao lado de uma mulher bonita durante uma hora, lhe parece que se passou apenas um minuto. Isso é relatividade”. ... Sim, o tempo é relativo.
No estudo da Física Clássica, o tempo transcorre da mesma forma para qualquer que seja o referencial adotado. Assim, para dois corpos munidos de cronômetros, o tempo passaria da mesma forma, independentemente de um dos corpos estar em repouso e o outro em movimento.
Segundo a Teoria da Relatividade Restrita, quando se viaja à alta velocidade, o tempo passa mais devagar e o comprimento do objeto se contrai. Por exemplo, o espaço entre o astronauta e seu destino se contrai quando o astronauta viaja próximo à velocidade da luz.
Na teoria da relatividade, este resultado é amplamente generalizado. Com o auxílio desta teoria, Einstein estabeleceu a relação geral entre a energia e a massa, que é dada por uma fórmula muito simples: A energia dum corpo ou dum sistema de corpos é igual à massa multiplicada pelo quadrado da velocidade da luz.