EQST

O Que Polifarmacia E Suas Consequncias?

O que Polifarmacia e suas consequncias? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que é Polifarmacia e suas consequências?

A polifarmácia esta associada ao aumento do risco e da gravidade das RAM, de precipitar IM, de causar toxicidade cumulativa, de ocasionar erros de medicação, de reduzir a adesão ao tratamento e elevar a morbimortalidade.

O que é polifarmácia no idoso?

A polifarmácia pode ser considerada como a quantidade de fármacos ingeridos por um indivíduo (GOMES H.O, 2008). Com o aumento da expectativa de vida da população, aumenta o contingente de portadores de doenças crônicas não transmissíveis, na qual os medicamentos têm um papel importante.

Qual a principal etiologia da polifarmácia em idosos?

Foram estabelecidas, também, as principais casuísticas da polifarmácia, sendo a terapia das Doenças Crônicas não Transmissíveis e a automedicação praticada pelos idosos as mais frequentes, as quais potencializam as interações medicamentosas e reações adversas.

O que é Polifarmacos?

A polifarmácia, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é o uso rotineiro e concomitante de quatro ou mais medicamentos (com ou sem prescrição médica) por um paciente1.

Como abordar um paciente idoso?

Algumas dicas para facilitar a comunicação durante a consulta:
  1. Em primeiro lugar, tenha em mente que os idosos não são todos iguais e não estão na mesma condição de saúde.
  2. Comece a conversa amigavelmente antes de abordar as questões de saúde.
  3. Ouça o paciente e tente não interromper.
Mais itens...

Como tratar Polifarmacia?

Suspenda medicações que não têm uma indicação ou são contra-indicados. 6. Quando for possível e acessível, considere medicamentos combinados para reduzir o número de remédios tomados diariamente ou que podem ser usados para tratar menos de uma condição.

O que pode causar iatrogenia?

As causas das iatrogenias incluem efeitos colaterais de medicamentos, complicações decorrentes de procedimentos médicos, infecções hospitalares, erro médico, projeto incorreto dos instrumentos médicos, ansiedade e insegurança do médico ou da equipe de saúde em relação ao procedimento a ser executado, tratamentos ...

Como devo me apresentar ao paciente?

7 dicas de comunicação com o paciente
  1. Escute os pacientes. ...
  2. Perceba os sinais não verbais. ...
  3. Seja empático durante a comunicação com o paciente. ...
  4. Seja claro ao passar orientações. ...
  5. Esteja preparado para as perguntas do paciente. ...
  6. Comporte-se amigavelmente. ...
  7. Fale a mesma linguagem que o paciente.
Mais itens...

O que conversar com o idoso?

1) Converse e escute o que ele tem a dizer Tire um tempo para bater um papo com o seu velhinho. Ouça, converse, se interesse pelo que ele tem para passar a você. Conversar com um idoso é aprender com experiências de uma vida!