Uma forma de mitigar a emissão de GEE é o manejo correto de pastagens, pois estas, sob boas condições, poderão promover maior sequestro de carbono. Este processo visa conter e reverter o aquecimento resultante do efeito estufa, por meio da captura e estocagem de CO2 da atmosfera (CARDOSO, 2012).
A produção de metano entérico é parte do processo digestivo dos herbívoros ruminantes e ocorre no rúmen. A intensidade da emissão de metano, proveniente da fermentação ruminal, depende principalmente do tipo de animal, do consumo de alimentos e do grau de digestibilidade da massa ingerida.
Em poucas palavras podemos dizer que “ruminar” é mastigar repetidas vezes depois que a comida já chegou no estômago; é remoer. Ou seja, o boi tem essa característica de depois de engolir o alimento, esse alimento volta para a sua boca sendo novamente mastigado e deglutido.
Haja estômago! Diferentemente das pessoas, as vacas possuem quatro estômagos e são chamadas de animais ruminantes. Com todos esses estômagos, as vacas conseguem retirar muita energia das fibras encontradas nas plantas.
Não apenas cavalo, mas outros animais da categoria, como mulas, asnos, jegues e outros. Segundo o ministério, a carne é destinada para exportação, pois não há o hábito de comer estes animais no país. Já a carne de búfalos é comum na Ilha do Marajó, no Pará.