Nesse quesito, a batata-doce roxa ganha em disparado do seu primo de coloração mais clara. A casca dela possui muito mais nutrientes como vitaminas e sais minerais. ... Por conta disso, a batata-doce roxa tem um sabor mais adocicado que a branca que, também tem uma textura mais ressecada.
Consumir batata-doce roxa pode melhorar a função cerebral. Estudos em animais descobriram que as antocianinas, presentes na batata-doce roxa podem proteger o cérebro, reduzindo a inflamação e prevenindo os danos causados pelos radicais livres.
Batata-baroa Ela tem um índice glicêmico mais alto se comparada à batata doce e menor quantidade de fibras. É mais indicada para o pós-treino.
De uns anos para cá, a batata-doce ganhou o coração do mundo fitness por ser considerada mais saudável do que a inglesa, a mais tradicional.
Batata asterix é a melhor do mundo para fritar: qual é + truque para ficar crocante. Batata Asterix é um tipo de batata que possui a casca rosada espessa e o interior mais amarelado. Essa variedade de batata, por possuir alto teor de amido, apresenta boas características tanto para o cozimento como para fritura.
Para quem tem a doença, a melhor opção é a batata yacon, ainda menos calórica. Veja no infográfico abaixo. Em relação às propriedades nutricionais, as batatas doce e baroa são boas para substituir a inglesa porque são muito mais nutritivas.
Há muitos tipos diferentes de batata com cerca de 85 gêneros e aproximadamente 3000 espécies em todo o mundo. As informações encontradas neste site se concentram na 'batata branca' – Solanum tuberosum – que é a mais cultivada em todo o mundo.
A composição é o que determina se uma espécie é melhor para fritar, assar ou cozinhar. As que contém baixo teor de amido (cerosas) são melhor para o cozimento; com teor médio de amido servem para qualquer uso; e as com alto teor de amido (farinhentas) são indicadas para assar e fritar.
De acordo com Vanessa, a mesma quantidade de batata doce tem mais calorias e mais carboidratos do que a batata inglesa. ... Por outro lado, a batata inglesa, apesar de ter maior índice glicêmico, possui menor carga glicêmica e isso faz muita diferença.