Paulo Freire afirma que a “leitura do mundo precede a leitura da palavra” (FREIRE, 1989), com isto, quer dizer que apoio na realidade vivida é a base para qualquer construção de conhecimento.
É a palavra que colhe o sentido do vivido, recolhe experiências, reúne em um mesmo tempo e espaço o eu, os outros e o mundo, produzindo um rico diálogo, uma comunicação. As palavras são geradoras de outras palavras a partir de seus sentidos.
Paulo Freire é um educador internacionalmente conhecido pelo seu processo de alfabetização. Ele foi o primeiro teórico a usar o termo “leitura do mundo”. Porém, esse termo causa certa estranheza em quem o ouve. ... “Ler o mundo” significa ler os signos: as coisas, os objetos, os sinais, etc.
A frase é da educadora Helena Copetti Calai que defende, no texto “Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do ensino Fundamental”, a leitura de mundo na vida. ... É fazer a leitura da vida, construída cotidianamente e que expressa tanto as nossas utopias, como os limites que nos são postos”.
Uma forma de fazer a leitura do mundo é por meio da leitura do espaço, o qual traz em si todas as marcas da vida dos homens. Desse modo, ler o mundo vai muito além da leitura cartográfica, cujas representações refletem as realidades territoriais, por vezes distorcidas por conta das pro- jeções cartográficas adotadas.
Significado de Aprender verbo transitivo direto e intransitivo Passar a ter conhecimento sobre; instruir-se: aprender um novo idioma; nunca conseguiu aprender. Passar a possuir habilidade técnica (em): aprendeu uma nova modalidade de judô; certos animais têm dificuldades para aprender.
O ensino da arte no processo pedagógico amplia o mundo expressivo, cognitivo e perceptivo do aluno e a leitura de imagem nesse processo desenvolve a habilidade de ver, julgar e interpretar uma imagem dentro de seu contexto histórico, social, político e cultural.
A leitura de imagem deve ser feita de forma crítica, de modo a observar todos os elementos que a compõe, além de analisar se há alguma intertextualidade ou conhecimento prévio sobre o gênero de imagem avaliada.
Na arte, a leitura das imagens é fundamental para que possamos captar a essência da obra e o que o artista queria expressar. A interpretação das imagens nos dá a dimensão daquilo que o pintor retratou. Uma boa leitura de imagens depende da percepção. Nesse contexto, as imagens podem ter dimensões diferentes.
Objetivos. Evidenciar as imagens como textos que fornecem informações e possibilidades interpretativas. Desenvolver o ato da leitura de imagens e refletir sobre as mudanças interpretativas partindo de cada indivíduo e da quantidade de informações disponíveis sobre a imagem em questão.
promover a retenção; criar ludicidade; promover informação adicional. Em geral, as ilustrações em livros didáticos são pautadas pelo autor e/ou editor, ou seja, o ilustrador recebe uma pauta com orientações do que deve ser ilustrado, assim como o espaço na página destinado a essa ilustração.
Sendo uma imagem parte de um processo de comunicação, podemos dizer segura- mente que uma imagem é uma representação, ou seja, é uma forma de comunicar a outrem, através de uma mediação, aquilo que nós vemos; ou de receber de outros aquilo que eles vêem, ou seja, pensam, concebem, imaginam.
A função da linguagem visual é comunicar ou orientar os indivíduos sobre determinado assunto.
É quando você analisa ou interpreta algo com seus próprios olhos.
Segundo Rodríguez Diéguez (1977), a imagem desempenha oito funções no campo didático: 1) Motivadora; 2) Vicarial; 3) Catalisadora; 4) Informativa; 5) Explicativa; 6) Facilitadora redundante; 7) Estética, e 8) Comprovativa.
Como interpretar imagens de modo fácil
Uma imagem, quando bem elaborada, transmite a sua mensagem de forma rápida, objetiva e direta. Às vezes, ela nos seduz a ponto de lembrarmos dela após meses ou até anos. ... As imagens têm papel especial no estímulo de nossas emoções. Elas atraem o olhar e despertam os sentidos, nos induzindo ao pensamento.
4 Dicas para interpretar charges no Enem
Leitura analítica da imagem. A tarefa da análise da imagem é a decifração das significações que a aparente "naturalidade" das mensagens visuais implica (Joly, 1994). ... uma fase objectiva dedicada à análise dos elementos básicos da imagem (linha, ponto, forma, luz, cor, tom, enquadramento …);
Características da Charge
Pode ser designada por função descritiva na medida em que a imagem contribui para apresentar em detalhe a realidade (pessoa, paisagem...). ... Tanto pode ser apenas reveladora de uma realidade ou processo, apontando caminhos, como acusadora para alertar consciências.
A resposta: sim, é possível e necessário ler uma imagem, mas não como se lê uma frase. As imagens não podem ser lidas de maneira linear, isto é, em apenas uma direção – no nosso caso, da esquerda para a direita. ... Exercitemos pois essa leitura multilinear de uma única imagem.
Resposta. Resposta: 1) luz, material, tema.