A disposição do sujeito determina a ordem dos elementos essenciais da oração, a qual pode ser direta ou indireta.
Informe-nos quanto custa esse livro. Quero saber de quem é este celular. Nas frases interrogativas diretas, usamos pronomes interrogativos no início e ponto de interrogação no final. Nas frases interrogativas indiretas, não começamos com pronomes interrogativos e não usamos ponto de interrogação.
A professora brigou falando que deveríamos fazer todos os execícios sozinhos. - Pare de fazer bagunça! - Gritou a minha mãe. Minha mãe gritou para que eu parasse de fazer bagunça.
PERGUNTA INDIRETA Até hoje não sei a cor do seu carro. Gostaria de saber seu nome. Sempre achei que você fosse torcedor daquele time. Nos exemplos acima percebe-se que não foi utilizado o ponto de interrogação, mas mesmo assim podem ser considerados perguntas.
Perguntas diretas são aquelas que têm ponto de interrogação. ... A dificuldade aparece quando a pergunta é indireta – Nessas construções, não há ponto de interrogação e a pergunta está implícita. Geralmente expressa dúvida, certeza, conhecimento, desconhecimento. Ela é muito comum.
"Por que" separado e sem acento é usado no início das frases interrogativas diretas ou no meio, no caso de frases interrogativas indiretas. Assim, utilizamos o "por que" em perguntas ou como pronome relativo, com o sentido de "por qual e "pelo qual".
Perguntas diretas são aquelas iniciadas por palavra interrogativa e emprego de ponto de interrogação. Perguntas indiretas são aquelas que não são iniciadas por palavra interrogativa e terminam com ponto final.
São frases interrogativas diretas aquelas que começam por palavra interrogativa e terminam com um ponto de interrogação: Que dia é hoje? Quem gritou? Quantos vêm para a festa?
Utilizamos as frases interrogativas quando queremos fazer alguma pergunta, uma interrogação para alguém. ... Para fazer perguntas em português podemos usar as palavras interrogativas em português. Algumas destas palavras são: o que, quando, onde, quem e por que.
As frases interrogativas ocorrem quando o emissor faz uma pergunta na mensagem. Podem ser diretas ou indiretas. As interrogativas diretas devem ser sinalizadas com ponto de interrogação, enquanto as interrogativas indiretas levam ponto final.
Pronomes interrogativos são palavras utilizadas para interrogar, ou seja, para formular perguntas de modo direto ou indireto. São: que, quem, qual e quanto.
Pronomes interrogativos são aqueles empregados em orações interrogativas diretas ou indiretas. São eles: que, quem, qual, quais, quanto, quanta, quantos, quantas.
Os pronomes interrogativos são aqueles que utilizamos nas construções de perguntas diretas ou indiretas: que, quem, qual, quanto.
Quando o pronome possessivo determina mais de um substantivo, ele deverá concordar em gênero e número com o substantivo mais próximo. Vou lavar meu tênis e bolsa. - seu: a utilização do pronome seu (e flexões) pode gerar frases ambíguas, podemos ter dúvidas quanto ao possuidor.
Os pronomes possessivos são termos que indicam ideia de posse em relação a um substantivo e se referem às pessoas do discurso. ... Para tu, os pronomes possessivos são: teu, tua, teus, tuas, e para você os pronomes possessivos são: seu, sua, seus, suas. Confira no exemplo: Tu me amas como sou de todo teu coração.
Os pronomes possessivos mantêm uma estreita relação com os pronomes pessoais pois indicam aquilo que cabe ou pertence aos seres indicados pelos pronomes pessoais. ... Pronomes possessivos normalmente indicam posse, como por exemplo: meu, minha, teu, tua, seu, sua, etc.
Mediante o que nos ensina a gramática, quando a intenção do emissor fizer referência à segunda pessoa do singular, deve-se usar os pronomes “teu, tua, teus, tuas”. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Os pronomes “seu, sua, seus e suas” referem-se à terceira pessoa do singular, portanto “ele/ela”.
Quando se usa o "em" e o "no"? Não há uma regra fixa para quando se utiliza a contracção da preposição com o artigo ou quando esta vem sem o artigo. Há casos que representam variantes nacionais: no Brasil o uso é «na Espanha»; em Portugal fala-se e escreve-se, sobretudo, «em Espanha».
No caso dos demonstrativos, situam a pessoa ou a coisa designada no espaço ou no tempo. O pronome esta é usado quando a intenção é indicar algo ou alguém que está próximo, em vez de essa, quando está longe, ou aquela, mais longe ainda. Veja os exemplos: Esta casa foi alugada semana passada.
(1) “seu” é pronome possessivo e se refere à terceira pessoa do singular (ele/ela). O feminino e o plural são: sua, suas, seus. (2) é usado para indicar que algo ou alguém pertence ou diz respeito à pessoa de que se fala (ele/ela, no caso).
Palavras que indicam posse Os pronomes possessivos são aqueles que acompanham ou substituem o substantivo, indicando a relação de posse entre as pessoas do discurso e as coisas possuídas. Alguns exemplos se pronomes possessivos são: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa.
É, portanto, uma Pessoal Plural, e, por isso, deve-se utilizar o pronome vosso/vossa. No entanto, quando nos dirigirmos a alguém que mereça o tratamento de “Vossa Excelência”, “Vossa Senhoria” etc, o pronome possessivo adequado é seu/sua (referente à terceira pessoa do singular).
Resposta: Pronomes possessivos indicam, principalmente, uma relação de posse, ou seja, indicam que alguma coisa pertence a uma das pessoas do discurso. ª pessoa do plural (nós) - nosso, nossa, nossos, nossas. ª pessoa do plural (vós) - vosso, vossa, vossos, vossas.