Rádio é um meio ou recurso tecnológico de telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção de dados e informações previamente codificadas em sinal eletromagnético que se propaga através do espaço físico material e imaterial.
Esses três ossos estão localizados da seguinte forma:
Um exemplo típico é a articulação rádio-ulnar proximal (entre o rádio e a ulna) responsável pelos movimentos de pronação e supinação do antebraço. Na pronação ocorre uma rotação medial do rádio e, na supinação, rotação lateral. Na posição de descrição anatômica o antebraço está em supinação.
- Articulação cartilaginosa – Também chamada de anfiartrose ou articulação semimóvel, ela apresenta tecido cartilaginoso entre os ossos, que pode ser do tipo hialino ou fibroso. Quando a cartilagem é hialina, a articulação recebe o nome de sincondrose e, quando a cartilagem é fibrosa, recebe a denominação de sínfise.
Os próximos três ossos do carpo, semilunar, piramidal e pisiforme se articulam todos com a cabeça do rádio, topografia que é conhecida como superfície articular do carpo.
O rádio e a ulna estão Unidos através das articulações rádioulnar proximal e distal.
O processo estilóide é uma projeção óssea de direção ântero-inferior localizado na base do crânio, situado lateralmente à fossa jugular, ântero-medial ao processo mastóideo e medialmente à parte timpânica do osso temporal.
O olécrano é uma parte da ulna, um dos ossos do antebraço. Ele se articula com o úmero no cotovelo.
O Olécrano é a parte da ulna, um dos ossos do antebraço, mais próxima do cotovelo. A fratura do Olécrano é uma fratura comum do cotovelo e ocorre principalmente em dois grupos de pacientes: pessoas jovens que sofreram traumatismos de grande energia ou em pessoas idosas após queda da própria altura.
A borda do lado de fora do cotovelo é chamada de epicôndilo lateral e a interna de epicôndilo medial. Os músculos do antebraço que se estendem do punho estão ligados a estas protuberâncias ósseas pelos seus tendões. A epicondilite lateral ou “tendinite do tenista” é a principal causa de dor na região do cotovelo.
Maléolos são proeminências ósseas que existem nos ossos da tíbia e da fíbula. Cada maléolo possui um sulco maleolar e uma face articular maleolar. A tíbia possui o maléolo medial que se articula com o osso tálus na sua face maleolar medial. O tálus também se articula com a tíbia pela tróclea do tálus.
Sua principal função é estabilizar a região medial do tornozelo e impedir o movimento de eversão.