EQST

O Que O Pensamento Contemporneo?

O que é o pensamento contemporâneo?

A filosofia contemporânea é a maneira de pensar racionalmente desenvolvida desde o final do século XVIII até os dias atuais. A Revolução Francesa é o marco inicial da chamada Idade Contemporânea, da qual a filosofia contemporânea faz parte.

O que a filosofia contemporânea questiona?

A Filosofia Contemporânea inicia-se no século XIX e perdura até os dias atuais, tendo como marca principal a crítica ao cientificismo moderno e às estruturas racionais. ... Alguns estudiosos preferem classificar os pressupostos teóricos e pensamentos filosóficos produzidos no século XIX como parte da Filosofia Moderna.

O que é a crise da razão na filosofia?

Resumidamente, a crise da razão foi a mudança na forma do pensar científico e na divergência de pensamentos filosóficos da segunda metade do século XX.

Quais são os aspectos da filosofia contemporânea?

As principais características e correntes filosóficas da filosofia contemporânea são: Marxismo. Positivismo. Racionalismo.

Qual o período compreendido pela filosofia contemporânea indique três grandes questões?

A Filosofia Contemporânea teve início no século 19, e chega até os dias atuais. Três grandes questões desafiadoras são: De onde viemos? Para onde vamos? Há vida após a morte?

Por que a crítica à racionalidade se tornou o tema central da filosofia contemporânea?

Resposta. Resposta: Pensando que a razão não era aquela marca tradicional do ser humano e que o impulso positivista poderia estabelecer uma relação instrumental do ser humano com a racionalidade, a razão passa a ser evocada como instrumento de emancipação intelectual por meio da reflexão sobre a própria razão.

O que significa a crise da subjetividade na filosofia contemporânea?

Verdade e Poder através de Foucault. O que se chama crise da razão, também pode ser entendido por uma crise na ideia de subjetividade – o que depende de um ponto de vista- onde, filósofos discutem se é possível o ser humano chegar até a verdade indubitável - aquela que não pode ser contrariada, se duvidada.

O que diz a filosofia de Hegel?

A filosofia de Hegel pode ser compreendida através de sua obra principal “A Fenomenologia do Espírito”, escrita em 1807. Trata-se de uma introdução ao sistema lógico criado por Hegel que compreende três partes: a Lógica, Filosofia da Natureza e a Filosofia do Espírito.

O que foi a filosofia hegeliana?

O hegelianismo é uma corrente filosófica fundada por Georg Wilhelm Friedrich Hegel, filósofo alemão e um dos primeiros pensadores a se preocupar com a “modernidade” como base dos estudos sociológicos.