A paródia consiste na recriação de um texto conservando a ideia central do hipertexto (texto de referência), mas atribuindo a ele efeitos mais sarcásticos, humorísticos e críticos.
A paródia surge a partir de uma nova interpretação, da recriação de uma obra já existente e, em geral, consagrada. O seu objetivo é adaptar a obra original a um novo contexto, passando diferentes versões para um lado mais despojado, e aproveitando o sucesso da obra original para passar um pouco de alegria.
Uma paródia de uma música famosa é a mistura da sua melodia com uma letra diferente. Para fazer uma boa paródia você precisa formar frases que se encaixem direitinho na composição verdadeira. Exemplo: A barata diz que tem sete saias de filó.
*1 pontoJuly, rock.
Resposta. Explicação: obra literária, teatral, musical etc. que imita outra obra, ou os procedimentos de uma corrente artística, escola etc.
Resposta: A paródia é uma releitura cômica de alguma composição literária, que frequentemente utiliza ironia e deboche. Ela geralmente é parecida com a obra original, e quase sempre tem sentidos diferentes.
Z
Alguns Critérios de Avaliação:
Inicialmente, a paródia surgiu como um gênero de composição literária no século XVI, tendo como principais representantes os compositores italianos Giovanni Pierluigi da Palestrina e Orlando di Lasso, além do espanhol Tomás Luis de Victoria.
A palavra “paródia” tem a sua origem no grego “PARODÍA”, 'poema ou canção burlesca', formada por PARA, 'ao lado', mais AOIDÉ, 'canção', de AEÍDEIN, 'cantar'. Enquanto termo literário, o vocábulo refere-se ao recurso de imitação textual com finalidade de produzir um efeito cômico.