Descrição: Estudo do crescimento, desenvolvimento e interações das plantas com o ambiente, visando a melhoria de processos relacionados a produção vegetal.
CRESCIMENTO é um termo quantitativo, relacionado a todo aumento em tamanho, massa, área e volume; • DIFERENCIAÇÃO é um termo qualitativo, que diz respeito ao processo de especialização celular, isto é, ao aumento de complexidade; • MORFOGÊNESE diz respeito ao estudo da emergência e da forma dos novos órgãos e seu ...
O desenvolvimento se aplica, também, às mudanças na forma do organismo ou órgão, tal como ocorre durante a transição da fase vegetativa (desenvolvimento vegetativo) para a reprodutiva (desenvolvimento reprodutivo ou florescimento) ou durante o desenvolvimento de uma folha a partir de um primórdio foliar.
O desenvolvimento vegetal pode ser definido como o conjunto de processos de divisão celular, crescimento e diferenciação celular, que resultam na formação do corpo de uma planta adulta.
A MAIORIA DAS PLANTAS NASCEM DE UMA SEMENTE. DELA SURGE UMA PEQUENA RAIZ, DEPOIS UM CAULE FINO E AS FOLHAS. COM O TEMPO, O CORPO DA PLANTA CRESCE E SE DESENVOLVE. PODEM SURGIR, ENTÃO FLORES, FRUTOS E SEMENTES.
A soma dos processos de crescimento e desenvolvimento da planta é a ontogênese. ... Os hormônios que atuam no crescimento e desenvolvimento dos vegetais são as auxinas, as giberelinas, as citocininas, o etileno e o ácido abscísico.
Morfogénese ou morfogênese é uma palavra com origens na língua grega, que significa "desenvolvimento da forma". ... Para a biologia, morfogênese é um processo de modelagem dos organismos, ou seja, do seu desenvolvimento a partir do zigoto, através da formação dos tecidos, órgãos e sistemas.
Parte que interliga a raiz com as folhas, o caule é responsável por sustentar a planta e por levar a água e os sais minerais das raízes até as folhas, por meio de vasos existentes dentro do caule, e também transportar os açúcares (produzidos na fotossíntese) das folhas até as raízes.
Resposta. A sua função é sustentar as folhas, flores, ramos e frutos, ligar às raízes e conduzir a seiva (água e sais minerais).