A história da literatura brasileira tem início em 1500 com a chegada dos portugueses no Brasil. Isso porque as sociedades que aqui estavam eram ágrafas, ou seja, não possuíam uma representação escrita.
Graciliano Ramos marcou a literatura brasileira com obras que retratam a vida do homem nordestino no sertão. O escritor fez parte da 2ª fase do modernismo, que teve o regionalismo como principal característica. ... Por ter vivido grande parte da vida no interior de Alagoas, Graciliano conhecia de perto essa realidade.
O estilo pode ser a marca que o autor deixa na obra, a assinatura que o escritor evidencia em sua escrita, o visível que vai além das palavras escritas em uma folha. O estilo na escrita está além e aquém das convenções linguísticas. Não se trata da inobservância de regras de linguagem e de preceitos de escrita.
Kurt Vonnegut: Como escrever com estilo
Citaremos agora os principais:
Hino: onde o poeta glorifica alguém ou celebra algum acontecimento. Ode: pequena composição poética, de estilo sóbrio, severo e erudito com elevação do pensamento. Canção: pequena composição – quase sempre popular – simples e expressiva, sobre diversos assuntos. Soneto: composição poética de forma fixa.
De acordo com a publicação, a lista é a seguinte:
Eles se dividem em três categorias básicas: gêneros épico, lírico e dramático. Vale salientar também que, atualmente, os textos literários são organizados em três gêneros: narrativo, lírico e dramático.