No interior dos pulmões encontram-se os alvéolos pulmonares, onde o gás oxigênio do ar inspirado difunde-se para os capilares sanguíneos e penetra nas hemácias, onde se combina com a hemoglobina, enquanto o gás carbônico (CO2) é liberado para o ar. Este processo recebe o nome de "hematose".
1. O movimento correto de respiração deve envolver o diafragma. Para saber se você está fazendo isso certo inspire pelo nariz, sinto ao ar chegar aos pulmões e perceba o abdômen se movimentar.
Esses distúrbios podem ser causados por atividade física mais intensa (subir escadas e correr, por exemplo), obesidade, má condição física, e por doenças como a asma, anemia, bronquite, Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), insuficiência cardíaca ou respiratória, e pneumonia.
Significado de Ofegante adjetivo Que tem muita dificuldade para respirar; cuja respiração está fora do ritmo considerado normal; arfante ou arquejante. Que demonstra um cansaço excessivo; exausto.
Que tem dificuldade em respirar: 1 arfante, arquejante, esbaforido, esbofado. Que está muito cansado: 2 cansado, esgotado, exausto, extenuado, exaurido, fatigado.
Sentir falta de ar na gravidez é normal, desde que não haja outros sintomas envolvidos. Isso ocorre porque, com o crescimento do bebê, o diafragma e os pulmões vão sendo comprimidos e a capacidade de expansão da caixa torácica fica diminuída, gerando a sensação de falta de ar.
O coração acelerado é normal durante a gravidez, principalmente no terceiro trimestre, em que o bebê já está mais desenvolvido e necessita de maiores quantidades de oxigênio e nutrientes. Além disso, o aumento da frequência cardíaca também pode estar relacionada com a emoção e ansiedade para o parto, por exemplo.
Se for cansaço físico, a gestante precisará repousar. Também pode acontecer do bebê se alojar na parte superior da barriga da gestante, o que aumenta ainda mais a sensação incômoda. Nesse caso, a falta de ar só vai melhorar por volta da 36ª semana de gestação.
Geralmente na presença da falta de ar a criança aumenta a frequência respiratória (respira mais vezes por minuto do que o que seria normal para sua faixa etária), começa a respirar com mais dificuldade, pode ter chiado no peito (aquele chiado fino, como “gatinho”), tosse e passa a ter sintomas mais inespecíficos, como ...
Para desentupir o nariz do bebê existem alguns recursos, como por exemplo pingar algumas gotinhas de soro fisiológico em cada narina, ou mesmo tomar um banho morno porque isso ajuda a fluidificar as secreções, desentupindo o nariz de forma natural.
Se a criança tiver dificuldade em respirar ou parecer estar muito doente, leve-a ao hospital mais próximo. Uma boa lavagem das mãos reduzirá o contágio da infecção.
A freqüência respiratória considerada normal para crianças varia conforme a idade: até 2 meses: até 60 movimentos respiratórios por minuto (mrm) 2-11 meses: até 50 mrm. de 1-4 anos: até 40 mrm.