Ele segue novamente a ordem dos cumprimentos, agora somente com seu jicá “ou jinká” (saudação que os orixás fazem com o corpo), uma vez que seu ilá (grito com que o orixá se anuncia) só será conhecido após a "queda" do Kelê.
Ser um Abian não se limita a somente manter e limpar o barracão. Explorar a pessoa como se fosse uma mão-de-obra escrava, não é a maneira correta de proceder. Não dar o devido conhecimento, sobrecarregar com tarefas árduas, acaba por desestimular esse iniciado, que por muitas das vezes acaba por abandonar a religião.
Vamos a uma lista de regrinhas: 1- Homens vistam-se usando uma blusa branca, calça pode ser jeans e um sapato. Não dispense a blusa branca, é um sinal de respeito. 2- Mulheres vistam-se com blusa branca, calça e sapato (sandália, tênis...) e um pano da costa amarrado do peito pra baixo.
Ebomi ou ebomim (em iorubá: , que significa "Meu Mais Velho", é um adepto do candomblé que já cumpriu o período de iniciação (iaô) na feitura de santo, já tendo feito a obrigação de sete anos odu ejé.
No candomblé, não há incorporação de espíritos, já que os orixás que são incorporados são divindades da natureza; enquanto na umbanda, as incorporações são feitas através de espíritos encarnados ou desencarnados em médiuns de incorporação.
As pessoas iniciadas no candomblé formam uma família espiritual. No candomblé, o sacerdote responsável pelo templo é o babalorixá (“babá“ significa pai em yorubá) ou a ialorixá (“iyá“ significa mãe).
[ Religião ] Sacerdote do culto de Ifá. ... [Brasil] [ Religião ] Guia espiritual que pratica adivinhação por meio de búzios.
Equede (em iorubá: ekedi), ajoiê e macota (makota) são nomes dados de acordo com a nação do candomblé para um cargo feminino de grande valor: a de "zeladora dos orixás". É o equivalente feminino dos ogãs, sendo escolhida e confirmada pelo orixá do terreiro de candomblé. Não entram em transe.
É a própria composição da comunidade, a sala de estar em uma casa onde somente os mais íntimos e familiares conhecem os demais cômodos.