É compreender a necessidade de preservar o outro nas suas diferenças e na sua dignidade como pessoa. É libertar o ouvido para a escuta do outro, no comum e no diferente.
O conceito de interculturalidade, que subscrevemos, aponta portanto, para uma interação e influência recíproca entre as culturas; enquanto o conceito de multiculturalidade parece centrar as suas preocupações no conhecimento do outro, sem que isso influencie o seu eu (PINTO, 1998:19).
Interculturalidade é comunicação entre sujeitos que se sabem semelhantes, únicos e diferentes. Quando se trabalha o enfoque intercultural a partir da suposição das barreiras culturais se parte de uma visão estática e pessimista de oposição entre culturas.
A perspectiva intercultural se diferencia da multicultural na medida em que, conforme Forquin (1993, p. 139), enquanto o multiculturalismo se satisfaz com uma composição cultural mosaica, o interculturalismo define a diferença como uma relação dinâmica entre duas entidades que se dão mutuamente um sentido.
A temática da Pluralidade Cultural diz respeito ao conhecimento e à valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, às desigualdades socioeconômicas e à crítica às relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira, ...