Resposta. Explicação: Basicamente, um neurônio pós-sináptico adiciona, ou integra, todas as entradas excitatórias e inibitórias que ele recebe e "decide" se dispara um potencial de ação. A integração de potenciais pós-sinápticos que ocorrem em locais diferentes — mas ao mesmo tempo — é conhecida como somatório espacial ...
SINAPSE EXCITATÓRIA Sinapse excitatórias são aquelas onde a membrana pós-sináptica é despolarizada, como por exemplo, as sinapses entre neurônios motores e músculos esqueléticos, (EPSP). ... A carga negativa é transferida para dentro de célula e o potencial de membrana aumenta.
Geralmente a sinapse ocorre entre o axônio de um neurônio e o dendrito do neurônio seguinte, mas também pode ocorrer do axônio diretamente para o corpo celular, ou entre do axônio do neurônio para uma célula muscular. Os impulsos nervosos são sinais elétricos que afetam os íons da membrana do neurônio.
Resposta. Sinapse é a região localizada entre neurônios onde agem os neurotransmissores (mediadores químicos), transmitindo o impulso nervoso de um neurônio a outro, ou de um neurônio para uma célula muscular ou glandular.
Nas sinapses elétricas, as correntes iônicas passam diretamente pelas junções comunicantes até chegarem às outras células, enquanto que nas sinapses químicas a transmissão ocorre através de neurotransmissores.
Já a somação espacial diz respeito ao caso, frequente no cérebro, em condições naturais, em que diversos estímulos excitatórios simultâneos se somam, para produzir a despolarização.
Significado de Somação Alteração morfológica que não pode ser estabelecida geneticamente; flutuação. Etimologia (origem da palavra somação). Soma + ar + ção.
Fibras musculares inervadas por um mesmo axônio. Somação – conjunto de contrações.
Pensa-se a ser uma forma de feedback negativo , a fim de controlar fisiologicamente formas particulares do sistema nervoso actividade. Ela é causada por uma depleção temporária de vesículas sinápticas que casas neurotransmissores na sinapse, geralmente produzidos por estimulação neuronal alta frequência persistente.
Em uma sinapse excitatória, o principal mecanismo para que a excitação aconteça é o aumento da permeabilidade ao sódio, que então entra na célula pós – sináptica, atua em receptores ROC (Receptores sensíveis a estímulo químico) e gera, então, a despolarização da membrana dessa célula.
O terminal pré-sináptico possui dois tipos de estruturas internas para a função excitatória ou inibitória da sinapse: as vesículas transmissoras, que contém os neurotransmissores, e a mitocôndria, que fornece energia necessária para sintetizar novas moléculas de neurotransmissores.
Quando um impulso nervoso chega à terminação do axônio, ocorre a liberação, por exocitose, dos neurotransmissores, os quais se difundem pela fenda sináptica (pequeno espaço que separa o neurônio pré-sináptico da célula-alvo) e chegam até a célula-alvo (célula pós-sináptica), desencadeando o potencial pós-sináptico.
Nas sinapses químicas se ligam aos neurotransmissores para saltar do neurônio pré-sináptico e chegar ao neurônio pós-sináptico. Os neurotransmissores só conseguem chegar a célula final, sem se perder no meio da fenda, porque se ligam aos canais receptores presentes nas membranas da célula pós-sináptica.
Sinapse química: Constituem a maioria das sinapses no sistema nervoso. A sinapse química possui três componentes principais: O terminal pré-sináptico (no neurônio que irá transmitir a informação), os neurotransmissores (na fenda sináptica) e o terminal pós-sináptico (no neurônio que irá receber a informação).
Fases: Estímulo alteração da polaridade da célula (potencial de membrana em repouso) ativação de canais iônicos voltagem-dependentes (Na) geração de potencial de ação (despolarização) propagação da alteração (PA) até as terminações do neurônio (ativação dos botões terminais – liberação de neurotransmissor).
Muitas sinapses ocorrem entre as terminações axiais de um neurónio e as dendrites do corpo celular de outro neurónio e denominam-se sinapses axodendríticas. Podem também ocorrer entre dendrites de corpos celulares e denominam-se sinapses axossomáticas.
SINAPSES QUÍMICAS INTERNEURONAIS - É quando uma terminação axônica entra em contato com qualquer parte de outro neurônio. Exemplo: Sinapses axodendríticas, axossomáticas (com o pericário) e axoaxônicas.