Podemos, então, separar a economia em três campos distintos: ... Setor Primário: extração de matérias-primas. Setor Secundário: indústria.
Enquanto a Bolsa de Valores é um mercado organizado onde ativos financeiros são negociados, o mercado de balcão – também conhecido como OTC – é um mercado onde são negociados os mais diversos títulos de valores mobiliários que não possuem autorização para serem negociados na Bolsa de Valores.
O Setor Primário corresponde ao campo das atividades econômicas referente à produção de matérias-primas, que também são chamadas de “produtos primários” por serem, em geral, recursos cultivados ou extraídos da natureza e que, posteriormente, são consumidos ou transformados em mercadorias.
Alguns exemplos de trabalhos no Setor Terciário são: professores, advogados, mecânicos, garçons, guias turísticos, atendentes comerciais, porteiros, seguranças particulares, vendedores, administradores, programadores, web designers, entre inúmeros outros.
Os trabalhadores são classificados como População Economicamente Ativa (PEA), e se distribuem por esses setores trabalhistas, e classificam a economia de um país a partir do setor que possui o maior número de trabalhadores.
Primeiro setor: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. Segundo setor: indústrias de roupas, alimentos, eletrônicos, automóveis, máquinas, casas.
Os setores econômicos podem ser divididos em três: primário, secundário e terciário.