A hemocaterese é um processo pelo qual as hemácias e demais elementos figurados do sangue envelhecidos são eliminadas da circulação. ... No fígado, por sua vez, a hemocaterese é realizada pelas células de Kupffer que fagocitam as hemácias velhas e liberam o ferro contido nas moléculas de hemoglobina.
Órgãos hematopoiéticos Esses órgãos são: medula óssea, linfonodos (gânglios linfáticos), baço e fígado. Produzem, no processo da Hematopoiese, os elementos do sangue: leucócitos, hemácias e plaquetas.
Fígado (do latim ficatu) é a maior glândula e o maior órgão maciço do corpo humano. Funciona tanto como glândula exócrina, liberando secreções num sistema de canais que se abrem numa superfície externa, como glândula endócrina, uma vez que também libera substâncias no sangue ou nos vasos linfáticos.
O fígado está relacionado com funções importantes do nosso corpo, tais como a regulação do metabolismo de vários nutrientes (proteínas, carboidratos e lipídios), síntese de proteínas e outras moléculas, degradação de hormônios, armazenamento de substâncias, como o glicogênio, e excreção de substâncias tóxicas.
A dor no fígado é uma dor localizada na região superior direita do abdômen e pode ser sinal de doenças como infecções, obesidade, colesterol ou câncer ou pode acontecer devido à exposição a substâncias tóxicas como álcool, detergentes ou mesmo medicamentos.
O fígado é a maior glândula do corpo humano, com atividade endócrina e exócrina. O fígado localiza-se na região abdominal, do lado direito, abaixo do diafragma.