Piúria é a presença de leucócitos degenerados ou pus na urina. Pode ser um sinal de uma infecção bacteriana, viral ou fúngica do trato urinário. A causa mais comum é cistite. A piúria é diagnosticada analisando com um microscópio um no jato médio da urina matinal.
A contaminação da amostra no momento da coleta é uma das principais causas de urina turva, isso porque nesse caso há normalmente grande quantidade de bactérias, que fazem parte da microbiota normal da região genital, células epiteliais e grande quantidade de muco, que é o que garante o aspecto turvo da amostra.
O que são Piócitos na urina e o que podem indicar. Os piócitos correspondem aos glóbulos brancos, também chamados de leucócitos, que podem ser observados durante o exame microscópico da urina, sendo completamente normal quando são encontrados até 5 piócitos por campo ou 10.
Hematúria é definida como a presença anormal de eritrócitos na urina. É classicamente dividida em macroscópica ou microscópica, sendo esta última mais comum em crianças. Hematúria macroscópica é definida como qualquer grau de Hematúria que pode ser identificada a olho nu.
A hematúria pode ter origem em qualquer ponto do trato urinário, incluindo rins, ureter, bexiga, próstata ou uretra. Algumas causas de sangramento urinário são: Câncer renal. Câncer de bexiga.
A presença de sangue na urina está normalmente relacionada com problemas nos rins ou no trato urinário, no entanto também pode acontecer devido à prática excessiva de atividade física, não sendo preocupante caso dure menos de 24 horas.