O grau de conversão está relacionado à quantidade de monômero da resina composta que se converteu na cadeia polimérica, ou seja, está intimamente associado ao processo de polimerização do compósito.
A polimerização é uma reação em que as pequenas moléculas, denominadas monômeros, se combinam quimicamente para formar estruturas mais longas (macromoléculas). Existem dois tipos de polimerização: por condensação e por adição.
Para que seja possível a adição, os monômeros utilizados na produção dos polímeros de adição devem apresentar no mínimo uma insaturação, já que a adição só é possível devido à ruptura da ligação π (pi), com posterior formação de ligação simples entre as moléculas.
Os polímeros naturais ou biopolímeros são os que ocorrem na natureza. São exemplos de polímeros naturais, a borracha, os polissacarídeos (amido, celulose e glicogênio) e as proteínas.
A sublimação é a mudança do estado sólido para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. O gelo seco, a naftalina e o iodo são exemplos clássicos que sofrem essa mudança porque sublimam naturalmente, em condições de temperatura e pressão ambientes.
Fusão: passagem da fase sólida para a líquida. Exemplo: o gelo derretendo e se transformando em água líquida. Vaporização: passagem da fase líquida para a gasosa. Exemplo: a água fervendo e se transformando em vapor de água, como a vaporização dos rios, lagos e mares.
Vaporização é a transformação física de um líquido em um gás. ... Vaporização é o nome dado à transformação física do estado líquido para o estado gasoso.
As mudanças de fase ocorrem quando uma substância perde ou cede energia térmica para o meio externo. As substâncias podem ser encontradas na natureza em três estados físicos, são eles: sólido, líquido e gasoso. ... Isso explica porque a matéria no estado líquido pode escoar e ocupar o volume do recipiente que a contém.