Fosfolipídios são um componente importante das membranas celulares. ... Os fosfolipídios apresentam duas grandes “caudas” de ácidos graxos hidrofóbicas e uma “cabeça” hidrofílica (polar) que contém fosfato. Portanto, os fosfolipídios são moléculas anfipáticas (contém uma região hidrofílica e outra hidrofóbica).
Moléculas anfifílicas são moléculas que apresentam a característica de possuírem uma região hidrofílica (solúvel em meio aquoso), e uma região hidrofóbica (insolúvel em água, porém solúvel em lipídios e solvente orgânicos).
As substâncias anfipáticas são aquelas que apresentam a característica de possuírem uma região hidrofílica e uma região hidrofóbica. Assim, possuem capacidade de ter substâncias hidrofílicas (polares), com uma certa afinidade para a água, e em outro lado apolares como hidrofóbicas que tem a rejeição a água.
os fosfolipideos podem ser encontrados o redor da membrana plasmatica, servido como componente dela tambem.
Fosfolipídios. Os fosfolipídios são um dos exemplos de lipídios que contém em sua estrutura mais do que apenas carbono, hidrogênio e oxigênio. O fosfolipídio é o principal componente da membrana plasmática celular e possui um íon de fósforo ligado em uma extremidade, chamada de cabeça.
Quando colocados em água, os fosfolipídeos tendem a formar lipossomos, estruturas formadas por uma bicamada lipídica, conforme mostrado na figura. Quando rompida, essa estrutura tende a se reorganizar em um novo lipossomo. polar, ou seja, serem inteiramente solúveis em água.
Esses ainda auxiliam no controle de diversas substancias que entram e saem das células, devido a presença de proteína transmembrana, onde essas estão acopladas a esses fosfolipídios, de modo que assim é possível que ocorra uma regulação plena entre os compostos internos e externos em relação as células.
Os fosfolipídeos se movem lateralmente, rotacionam sobre seus próprios eixos e podem apresentar movimento nas caudas dos ácidos graxos. Além destes, os fosfolipídeos podem passar de uma das metades da bicamada da membrana para a outra (flip-flop), o que raramente ocorre.
A água atravessa a membrana celular, quer por osmose através da bicamada fosfolipídica, quer através de canais de água especializados.
Qual a diferença entre os transportes passivo e ativo? No transporte passivo não há gasto de energia para o deslocamento das substâncias. Enquanto isso, no transporte ativo as substâncias deslocam-se com gasto de energia.