A Revolução Cultura Chinesa foi uma campanha político-ideológica promovida por Mao Tsé-Tung entre 1966 e 1976 na República Popular da China. ... A Revolução Cultural criou uma intensa perseguição ideológica na China e resultou em grande violência, voltada principalmente contra os intelectuais do país.
A Revolução Cultural na China foi um movimento planejado por Mao Tsé Tung para mobilizar a classe pensante no país. Jovens criaram uma guarda vermelha e destruíam templos, confiscavam alguns livros , entre outras coisas.
Lançado por Mao Tsé-Tung, Presidente do Partido Comunista da China (PCC), seu objetivo declarado era preservar o comunismo chinês purgando os restos de elementos capitalistas e tradicionais da sociedade chinesa, e reimpor o Pensamento Mao Tsé-Tung (conhecido fora da China como Maoísmo) como a ideologia dominante no PCC ...
Revolução Cultural foi uma campanha desenvolvida por Mao Tsé-Tung a partir de 1966, com o objetivo de perseguir seus opositores no interior do partido e membros da sociedade que não se alinhavam com a ideologia de Mao.
Revolução Cultural foi uma campanha desenvolvida por Mao Tsé-Tung a partir de 1966, com o objetivo de perseguir seus opositores no interior do partido e membros da sociedade que não se alinhavam com a ideologia de Mao.
História Geral. A Revolução Chinesa aconteceu oficialmente em 1949 e deu início às transformações responsáveis por fazer da China uma nação comunista. ... Isso aconteceu após longos anos de guerra civil em que as forças comunistas de Mao Tsé-tung lutaram contra as forças nacionalistas de Chiang Kai-shek.
Já a Revolução Chinesa de 1949, também chamada de "Revolução Comunista", teve como principal característica a tomada do poder pelos comunistas. ... O país passou a ser chamado de República Popular da China tendo Mao Tsé-tung como chefe do país. A partir daí, a China foi transformada num país comunista.
Na china houve a vitória do Partido Comunista Chinês(socialista) que dominou a região de Pequim. A URSS declarou apoio ao governo comunista instalado em Pequim, passando a enviar recursos materiais e técnicos. Os EUA trataram de dar sustentação ao governo capitalista de Taiwan.
Após esse período de batalhas, os comunistas dominaram Pequim, em 1949, e Mao Tsé-Tung foi aclamado como novo líder da República Popular da China. ... Com a morte de Mao Tsé-Tung, em 1976, a Revolução Cultural teve seu fim e as políticas econômicas do país se abriram para a economia mundial. Não pare agora...
Afinal, a União Soviética era o único país de grande expressão capaz de fomentar a presença de governos socialistas pelo mundo. Inicialmente, notamos que a experiência revolucionária chinesa foi abertamente apoiada pelo governo socialista soviético.
Em dezembro, Chiang Kai-shek e o que restava de seu governo refugiaram-se na ilha de Formosa (Taiwan), onde instalaram a China Nacionalista (Taiwan). Mesmo sem a ajuda da maior potência comunista, a União Soviética, dirigida na época por Stalin, as forças de Mao conseguiram a vitória.
No começo daquele século, o país encontrava-se governado por uma monarquia e era uma nação enfraquecida por conta da interferência estrangeira. O território chinês era ocupado por diferentes nações, como Inglaterra e França, o que motivou o surgimento de movimentos nacionalistas.
A Revolução Comunista Chinesa aconteceu após uma longa guerra civil que resultou na proclamação da República Popular da China em 1 de outubro de 1949. O Partido Comunista Chinês venceu o Partido Nacionalista em um conflito que se iniciou em 1925.
Primeiras dinastias: No começo do segundo milênio antes da era cristã, a China entrou na idade do bronze. A descoberta desse metal teve consequências importantíssimas. Formou-se uma vasta civilização caracterizada pela divisão da sociedade entre os nobres, habitantes das cidades-palácios, e os camponeses.
O governo chinês chama o seu sistema econômico de "socialismo com características chinesas", mas o que isso realmente significa é disputado. Alguns o consideram como uma economia mista, outros o consideram como capitalismo.
É considerado o país que mais cresceu economicamente nos últimos 25 anos, o que foi proporcionado pela abertura econômica a partir de 1976 que transformou a China em uma economia mista. O PIB do país cresce cerca de 10% ao ano. Atualmente a soma de riquezas produzidas ultrapassa US$ 12 trilhões.
O sistema de saúde da China tem serviços públicos e privados, e oferece algum tipo de cobertura a boa parte da população, mas nem tudo é pago pelo governo. Os hospitais particulares são extremamente caros, e fora das áreas urbanas, nem sempre é simples encontrar um bom atendimento.
A República Popular da China, que compreende a China continental, a ilha de Hainan e algumas ilhas do Mar da China Meridional, é uma república socialista dirigida por um único partido, o Partido Comunista da China. ... O Comitê do Partido Comunista desempenha um papel relevante na seleção de candidatos em todos os níveis.
O socialismo corresponde à corrente de pensamento que surgiu no século XIX, que confronta o liberalismo e o capitalismo, propõe uma configuração social e econômica na qual os meios de produção privados não existem, são dirigidos pelo estado. ... A China, desde o século XIX, era considerada “quintal do mundo”.